China lança trem sem motorista e que só precisa de linhas brancas pintadas como trilho

Por

Atualizado em 6/06/2017

Leia mais

O último lançamento de transporte público é uma grande mistura de ônibus, bonde e trem em um só veículo e já está em teste na China, informou o Mashable.

A empresa CRRC está chamando a inovação de “smart bus”. Como um trem, é modular e novos vagões podem ser adicionados. Como um ônibus, roda na rua, sem trilhos.

Surpreendentemente, o carro irá seguir um caminho pré-definido e não vai precisar de um motorista. O veículo está equipado com sensores que seguem linhas brancas pontilhadas que estão pintadas na rua. “É como se fosse um trilho virtaul para o ônibus”, disse Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC.

Trem sem motorista

Reprodução Trem sem motorista

O ônibus de 30 metros de comprimento tem capacidade para levar 300 passageiros em três vagões. O “smart bus” é muito mais barato que um sistema de metrô ou trem, já que não precisa de uma infraestrutura muito elaborada. Isso pode ser a solução para muitas pequenas e médias cidades da China, que não podem pagar por linhas de trem.

Custa cerca de US$ 102 milhões para construir um quilômetro de uma linha de metrô, contra US$ 2 milhões de investimento de um ônibus como esse, segundo o jornal Xinhua. Uma linha de 6,5 km está sendo construída na cidade de Zhuzhou. As operações começam em 2018.

Sugerir correção

Relacionados ao assunto

Carregar mais

Comentários