Fotógrafo captura momento em que manifestantes são atropelados

Ryan Kelly/Reprodução Fotógrafo captura momento em que manifestantes são atropelados

O fotógrafo Ryan Kelly falou sobre os bastidores da imagem que resumiu o conflito de Charlottesville. Ele fez um relato ao Columbia Jounalism Review, postado na segunda (14). Kelly contou que aquela seria sua última pauta para o Daily Progress, onde trabalhou por quatro anos.

Ele estava cobrindo a violência generalizada em uma manifestação nacional nacional Unite the Right na cidade. Kelly estava de pé em uma calçada quando um Dodge Challenger prata atropelou uma multidão de manifestantes. Heather Heyer, 32, morreu e pelo menos outros 19 ficaram feridos. O motorista, James Alex Fields Jr., 20, de Ohio, foi acusado de assassinato em segundo grau.

O Washington Post declarou disse que a imagem era “a foto de Charlottesville que definirá esse momento na história americana”.

Leia o depoimento na íntegra:

Nossa redação estava planejando esse evento há semanas, senão meses, sabendo que seria um grande dia em Charlottesville. Eram praticamente todas as mãos no convés. Acordei cerca de 8 e tomei duas xícaras de café, mas não comi nada. Comecei a fotografar às 9 da manhã. Já havia muitos manifestantes ao redor do parque e havia os contra-manifestantes.

Eu saí com meu editor pelo Centro e comecei a andar pelo shopping. Havia grupos dispersos nos dois lados. Houve algumas pequenas lutas que surgiram de tempos em tempos. As pessoas estavam jogando coisas umas nas outras. Algumas pessoas estavam batendo um no outro. Eventualmente, encontrei dois grandes grupos de pessoas que protestavam contra a manifestação “Unite the Right” e se juntaram na Water Street. Havia mais de cem pessoas.

Eu andei adiante deles enquanto caminhavam. Eu abaixei na calçada para tirar fotos, e logo depois disso, o carro veio guinchando atrás de mim a toda velocidade, derrubando a multidão de manifestantes e imediatamente voltou a subir a colina. Virou-se e depois simiu. Por instinto, comecei a tirar fotos. Acabei de colocar a câmera nos meus olhos e apenas apertei o obturador. Eu quase não estava ciente do que eu estava assistindo até que ele estava acelerando na multidão.

Meu instinto era perseguir o carro porque achava que não havia chance de ele chegar muito longe ou ele iria bater e haveria uma prisão imediata. Eu pensei que essas imagens seriam importantes, imagens de histórias. Quando acabou, uma vez que cheguei à rua transversal, o motorista ficou mais longe do que eu esperava e não havia nada que eu pudesse fazer a pé imediatamente.

Logo antes que o cara dirigisse seu carro pela estrada, parecia que qualquer outro dia eu passei no Centro. Por isso, não senti que estava em perigo. Francamente, foi uma sorte eu estar na calçada em vez de no meio da rua como eu estava. Eu estava na rua há alguns segundos, depois me afastei, então o carro passou. Eu não estava antecipando isso. Eu realmente vi o carro enquanto caminhava até a cena. Estava na rua e tomei pra mim que ele estava se afastando do caminho e tentando dar uma volta ao quarteirão, não pensei nisso até que ele estivesse passando por mim 20 segundos depois.

Se esse carro tivesse passado 20 segundos antes, eu teria estado no meio da rua e eu estaria de costas para ele. Eu não o teria visto chegar em tudo. Honestamente, ainda estou processando isso. Tem sido tão louco estas 24 horas que não consegui sentar e absorvê-lo. Essa foi a primeira coisa que passou pela minha cabeça algumas horas depois que eu terminei de processar imagens. Eu estava exatamente onde o carro foi e eu tenho muita sorte.

Eu alcancei os amigos do fotógrafo, especificamente alguém que passou pelo processo de publicação de fotos que explodiram em escala mundial. Esse foi um telefonema útil nesta manhã. Foi Sara Naomi Lewkowicz, que fez uma série sobre violência doméstica. Ela me disse para decidir com quem eu estou perto e conversar com essas pessoas e estar com essas pessoas. Não fique preso nos pedidos de entrevista e fique longe dos tópicos do Twitter. Minha esposa sempre grita comigo por ficar com raiva de comentários no Facebook que estão errados ou enganadores. Eu realmente vou ter que fazer um esforço consciente para não fazer isso.

Eu fui bombardeado com pessoas me enviando mensagens, me tweetando. Estou tentando manter minha cabeça no lugar. Ontem deveria ser o meu último dia.

As coisas estão se desenvolvendo hoje. Falei com o meu editor-chefe, e vou hoje em algumas horas para cobrir tudo o que acontecer. O jornalista em mim está feliz em ver essa parte da história.

Eu iria para o Ardent Craft Ales como coordenador de mídia digital e social. Eu fui um geek de cerveja. Eu adoro cerveja artesanal e adoro falar sobre isso. Parecia uma ótima oportunidade para mim. Era um trabalho em uma cervejaria, que parecia divertido. Além disso, em virtude de ser um fotógrafo em um jornal com uma pequena equipe, eu fiz um grande trabalho de mídia social. Sentia-se como um ajuste natural, e as horas são flexíveis, o que significa que eu ainda posso continuar como um fotógrafo freelancer.

Esta experiência foi agridoce, e é muito mais amargo do que doce. Uma pessoa morreu, muitas pessoas ficaram feridas, as pessoas estavam com choque, uma comunidade foi aterrorizada. É uma cidade que eu amo. Estou mais concentrado no fato de que foi um dia horrível. Eu estava no lugar no momento em que aconteceu e eu fiz o meu trabalho. Estou orgulhoso do meu jornal por fazer um bom trabalho, mas não pensei no impacto da foto. Eu sei que está em toda parte. Tive que interromper as notificações do Twitter e minha caixa de entrada de e-mail explodiu. Fico feliz que as pessoas tenham visto isso. Foi uma coisa terrível e o fato de que mais pessoas estarão mais conscientes do fato de acontecer é positivo, mas não posso dizer que estou feliz por ter estado lá.


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'Era meu último dia de trabalho', diz fotógrafo de atropelamento em Charlottesville