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Nós aqui do Virgula somos bikers de carteirinha, logo, não prestamos!

As ciclofaixas que invadiram a cidade de São Paulo no último ano foram a alegria para muitas pessoas, que viram nelas uma maneira de viver melhor e com mais qualidade na cidade grande. Entretanto, para os moradores das áreas nobres da cidade, essa foi uma das piores decisões do prefeito Fernando Haddad. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, esses moradores argumentam que todas as intervenções feitas nos bairros residenciais devem passar por aprovação dos proprietários dos imóveis da via afetada.

Entre as frases polêmicas ditas pelos moradores, estão: “Na Europa as ciclovias são nas calçadas. Aqui as pessoas ainda não tem educação” e “Quem anda de bicicleta não presta, hoje nós sabemos disso. São pessoas menos qualificadas. Então vamos ficar sujeitos a esses riscos?”.

As ciclovias, que chegaram às zonas residenciais em setembro, são acusadas de provocar transtorno por tirar vagas de estacionar carros das ruas e até de atrair insegurança nessas áreas que são essencialmente residenciais. Por conta disso, os moradores têm realizado diversos abaixo-assinados e acionado o Ministério Público, mas (ainda bem!), não obtiveram sucesso, já que tombamento desses bairros residenciais não é permitido, pois é válido somente pra imóveis e calçadas, e não para o viário urbano.

As ciclofaixas crescem, cada vez mais, na capital paulista

As ciclofaixas crescem, cada vez mais, na capital paulista

 

Vale lembrar!

Essa não é a primeira vez que o avanço dessas rotas de bicicleta dá o que falar. Em setembro, o senador Aloysio Nunes chamou o prefeito Haddad de “autoritário” em sua página no Twitter.

Depois, claro, o assunto virou debate na rede social entre os apoiadores e os críticos das ciclofaixas no bairro.

 

Futuro

Em 2015, o próximo grande passo (e talvez o mais polêmico) é a construção de uma ciclofaixa no canteiro central da Avenida Paulista e até o início da obra, previsto para janeiro, muitas discussões devem ocorrer.

A ideia é alargar o canteiro central da avenida em cerca de 25 centímetros de cada lado para facilitar a passagem das bicicletas nos dois sentidos. As oito faixas de rolamento da via serão mantidas, com alguns ajustes, claro, e os trechos próximos aos semáforos ganharão grades para a proteção dos ciclistas. É importante ressaltar que isso tudo ainda está sendo estudado para, principalmente, garantir a segurança de todos.

Modelo de ciclofaixas previsto para avenidas como a Paulista

Modelo de ciclofaixas previsto para avenidas como a Paulista

 

Nós aqui do Virgula também não prestamos! Somos bikers de carteirinha e fomos conferir como estão as ciclovias da cidade de São Paulo. Pra pegar carona nesse rolê é só dar o play:

 


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Sem noção: moradores de bairros nobres de São Paulo atacam ciclofaixas