Circuito Sesc de Artes traz atrações gratuitas para ruas e parques

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

De 12 a 14 de agosto, respectivamente, as cidades de Franco da Rocha, Jandira e Carapicuíba recebem a caravana do Circuito Sesc de Artes. O comboio de atrações percorre Olímpia (19 de agosto), Monte Alto (20 de agosto) e Ibirá (21 de agosto).  São Pedro (26 de agosto), Anhembi (27 de agosto) e Araras (28 de agosto) encerram o circuito desse roteiro.

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro

Jogos Fantásticos Nunca Inventados traz dois jogos inéditos, a incrível Esgramba, que mistura esgrima com samba, e o irreverente jogo de bola Os Nada Bobinhos, em que os participantes poderão aplicar suas estratégias de influência em uma batalha pelo poder. Nas duas modalidades lúdicas estético-esportivas, o público é convidado a jogar com os artistas Alberto Tembo, Patrícia Marchesoni, Bruno Morais e Tabatha Vecchio em plena praça pública, misturando jogo, arte e humor.

O artista uruguaio Mauro Cosenza dá vida ao excêntrico palhaço El Gran Enano em H2oBoom. No espetáculo, ele utiliza habilidades e alguns delírios para realizar estouros com balões, bolas de ping-pong, engenhocas, água e muitas explosões, rompendo, assim, a barreira entre o personagem e a plateia, gerando um jogo interativo e divertido.

Inspirado pelo jazz dance, em JAMZZ, o grupo paulista Cristian Duarte em Companhia propõe uma improvisação em diagonal com a participação do público, que é convidado a dançar ao som dos principais hits dos anos 1980 e 1990 tocados por um DJ. Os performers, dirigidos pelo coreógrafo e dançarino Cristian Duarte, criam uma atmosfera vintage por meio de figurinos, acessórios, sons e movimentos.

As Rutes trazem Mensagens de Mulheres Sábias, uma intervenção literária para compartilhar depoimentos, narrativas ancestrais e reflexões sobre ser mulher no mundo hoje. Na busca por outros modos de existência, o coletivo investiga como a trajetória e a obra de escritoras admiradas auxiliam no equilíbrio e na equidade da vida em múltiplos aspectos.

Querida das crianças, a Palhaça Rubra apresenta Roda de Samba da Palhaça Rubra. O espetáculo musical presta homenagem a nomes fundamentais do samba, como Cartola, Noel Rosa, Clara Nunes, Beth Carvalho, Aracy de Almeida e Dona Ivone Lara. O show também faz um tributo ao cantor e compositor paulista Adoniran Barbosa, chamado carinhosamente pela palhaça de vovô.

E as atrações desse roteiro do Circuito Sesc de Artes seguem com Azar do Valdemar, espetáculo da Cia dos Inventivos (SP). Na montagem, uma trupe de artistas mambembes narra o desaparecimento de Valdemar e, com o público, tenta recriar a sua trajetória. O espetáculo, livremente inspirado na obra “Viva o Povo Brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, reúne dramaticidade, música e arte circense. Esta atividade não será apresentada em Carapicuíba. No lugar dela, a cidade irá receber Contos Fantásticos, também uma obra da Cia dos Inventivos, que propõe um mergulho no universo da fantasia por meio dos contos “O Papagaio Real”, de Câmara Cascudo, e “A Princesa que Foi Educada como um Homem”, do épico indiano Mahabharata, que convidam o espectador a conhecer realidades incomuns.

Para completar o roteiro, A Cabaça Mágica: Histórias Pretas na Literatura Infantojuvenil, com a companhia Agbalá Conta, revela livros da literatura infantojuvenil preta com obras que trazem histórias tradicionais africanas e afro-brasileiras.

Toda a programação, com endereços e horários, pode ser acessada no site do evento.

Serviço

Circuito Sesc de Artes 2022 – De 12 a 28 de agosto

Roteiro 4

Franco da Rocha – Dia 12 de agosto – Praça Caieiras ( ao lado da CPTM) – Vila Artur Sestini

Jandira – Dia 13 de agosto – Praça Anielo Gragnano, s/nº – Centro

Carapicuíba – Dia 14 de agosto – Aldeia Jesuítica – Parque da Aldeia de Carapicuíba – Parque Jandaia

Olímpia – Dia 19 de agosto – Praça Rui Barbosa, s/nº – Santa Casa

Monte Alto  – Dia 20 de agosto – Praça Dr. Luiz Zacarias de Lima – R. Antônio Prado, 330 – Centro

Ibirá – Dia 21 de agosto – Praça Enestor Bernardo da Silva (Praça São Benedito) – R. Eugênia Teodoro Farias, 652 – São Benedito

São Pedro – Dia 26 de agosto – Praça Matriz de São Pedro – R. Joaquim Teixeira de Toledo, 681-777 – Centro

Anhembi – Dia 27 de agosto – Praça Prefeito Ismael Morato do Amaral, s/nº – Anhembi

Araras – Dia 28 de agosto – Praça Barão de Araras, s/nº – Centro

Site: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes


int(1)

Circuito Sesc de Artes traz atrações gratuitas para ruas e parques

Sair da versão mobile