Exposição está em cartaz até 28 de maio

Termina no próximo dia 28 de março de 2022, a exposição gratuita NISE DA SILVEIRA – A REVOLUÇÃO PELO AFETO. A mostra chegou à capital mineira depois de uma temporada de sucesso no CCBB Rio de Janeiro e a passagem por Belo Horizonte também já pode ser considerada marcante na trajetória da exposição.

PUBLICIDADE

O mote para a sua montagem foram os 22 anos da morte de Nise da Silveira (1905-1999). Além disso, 22 é um número associado à loucura no imaginário popular, tema abordado de forma revolucionária pela psiquiatra.

Médica formada enquanto única mulher em uma turma com mais de 150 homens, ficou mundialmente conhecida pela ideia vanguardista de usar o afeto como metodologia científica no tratamento às pessoas com sofrimentos psíquicos.

PUBLICIDADE

Ao buscar formas de acessar as camadas do inconsciente e criar um diálogo, através de ferramentas artísticas e com aplicações científicas, entre o inconsciente e a sua potente expressão em imagens, Nise reposicionou o entendimento de loucura na história da humanidade.

Com cerca de 100 obras surpreendentes, a mostra reunirá telas e esculturas de artistas do Museu de Imagens do Inconsciente ao lado de peças de Lygia Clark, Abraham Palatinik e Zé Carlos Garcia, retratos de Alice Brill, Rogério Reis e Rafael Bqueer, vídeos de Leon Hirzsman, reproduções de desenhos de Carl Gustav Jung, aquarelas e fotos de Carlos Vergara. A curadoria é do Estúdio M’Baraká, com consultoria do museólogo Eurípedes Júnior e do psiquiatra Vitor Pordeus.

PUBLICIDADE

int(1)

Exposição "Nise da Silveira - A Revolução pelo Afeto", está cartaz no CCBB-BH até o dia 28 de março