Exposição é gratuita

Com curadoria de Ana Paula Cavalcanti Simioni, “Mulheres artistas: nos salões e em toda parte”, na galeria Arte132, propõe a reavaliação de algumas obras feitas por mulheres e ocultadas na história.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

A exposição, em cartaz entre os dias 04 de junho e 30 de julho, reúne obras de pintoras, parte delas egressas da academia, e em sua maioria com participações constantes nos Salões da primeira metade do século XX, mas chama atenção para o fato de que muitas ficaram no anonimato e raríssimas chegaram ao status alcançado por artistas homens. A mostra reúne um conjunto de trabalhos desses artistas, produzidos na primeira metade do século XX, e de Dorothy Bastos e Miriam Chiaverini, produzidos na segunda metade. Em paralelo, Ana Paula publica o livro Mulheres Modernistas, pela Edusp.

A mostra apresenta 30 obras, dentre elas as de Aurélia Rubião, Bellá Paes Leme, Dorothy Bastos, Georgina de Albuquerque, Haydéa Lopes Santiago, Helena Pereira da Silva Ohashi, Laurinda Pacheco de Carvalho Ribeiro, Lucília Fraga, Miriam Chiaverini, Lucci Citty Ferreira, Regina Liberalli Laemmert, Salma Mogames, Sinhá d’Amora, Yvone Visconti Cavalleiro e também de Anita Malfatti, que enfrentou questões de gênero e polêmicas envolvendo o escritor Monteiro Lobato.

Serviço

Mulheres artistas: nos salões e em toda parte
Curadoria: Ana Paula Simioni
Local: Arte132
Endereço: Av. Juriti, 132, Moema, São Paulo
Abertura: 04 de junho, das 11h às 17h
Período expositivo: 04 de junho até 30 de julho

Horários de visitação: de segunda a sexta, das 14h às 19h. Sábados, das 11h às 17h
Entrada gratuita


int(1)

Exposição resgata trajetória de mulheres brasileiras na história da arte

Sair da versão mobile