Leitura de ficção beneficia habilidades linguísticas

Um estudo recente publicado pela revista acadêmica “Reading and Writing”, as pessoas que leem qualquer tipo de ficção conseguem ter resultados melhores nas suas habilidades linguísticas.

E isso é ainda mais benéfico para crianças e adolescentes, que estão formando tais habilidades constantemente. A pesquisa revelou que quem gostava de ler ficção por lazer tinha pontuações mais altas nos testes do que os demais.

Especialista no assunto, Andreia Aparecida da Silva, diretora do Marista Escola Social Irmão Lourenço, diz que o incentivo à leitura por lazer e diversão é uma das ferramentas importantes para o desenvolvimento de diversas habilidades.

“Os alunos que deixam a leitura entrar na sua rotina desenvolvem percepções, memórias, identificação com personagens e histórias que contribuem para o estímulo, a criatividade, a interpretação de texto e as linguagens em geral”, destaca ela.

Em casa, os pais também podem ter papel fundamental em desenvolver as habilidades dos filhos com a leitura. A dica é conversar aos poucos sobre o tema, criar laços de conexão, relembrar algum livro que marcou a sua infância ou adolescência. Um bom momento de leitura com os pais, ou os avós, é o maior estímulo.

galeria tipo=’vertical’]1153445[/galeria]

Sem mais artigos