Foto por Everton Ballardin

Uma extensa pesquisa sobre a produção da azulejaria, material visto tanto na arte quanto na arquitetura, como um “saber fazer” tradicional do Brasil, resultou em “Pequenas Pedras Polidas”, que inaugura no Sesc Santo André inaugura no próximo dia 15 de junho. A exposição, a partir do Acervo Sesc de Arte, estabelece diálogos com trabalhos de artistas presentes em outras coleções.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Com cerca de 50 obras, 28 pertencentes à coleção Sesc de Arte, a exposição, com curadoria de Yuri Quevedo, apresenta artistas identificados com o modernismo e nomes contemporâneos, que refletem principalmente o acervo da casa.

Na mostra, os grandes painéis em azulejaria são representados em fotos, enquanto serigrafias, desenhos e estudos indicam modelos para aplicação em grandes superfícies. Há ainda trabalhos em que os artistas utilizam o azulejo como tela; e outros, nas composições de suas pinturas, fotografias e técnicas de impressão.

Os dez painéis instalados nas unidades do Sesc, ilustrados na mostra com fotografias de Everton Ballardin, tem autoria dos artistas: Vicente de Mello (24 de Maio), Coletivo Muda (Birigui, 2017), Sandra Cinto (Santo André, 2011), Hudinilson Jr. (Pompeia, 2004), Sergio Niculitcheff (3 obras, Pinheiros, 2004), Regina Silveira (Santo André, 2002), Takashi Fukushima (Santo André, 2002) e Antonio Paim Vieira (Bertioga, 1948).

 


int(1)

Mostra "Pequenas Pedras Polidas" conta o uso de azulejo na arte nacional

Sair da versão mobile