Foto por Daya Lima

O Museu da Língua Portuguesa celebra o Dia Internacional da Língua Portuguesa, comemorada no dia 5 de maio, com uma série de atividades presenciais e gratuitas. Shows, performances, mesas de debate, lançamentos de livros e leituras de obras literárias vão ocupar vários espaços da instituição do Governo do Estado de São Paulo, como a Praça da Língua e o auditório, e também locais como o saguão central da CPTM. A programação acontece entre 5 e 7 de maio, quando a língua portuguesa, nas suas mais variadas dimensões, vai pulsar ainda mais dentro e fora do Museu.

PUBLICIDADE

Entre as atividades confirmadas no dia 5 estão as mesas “A origem da fala e os mitos de criação” com Jera Guarani e Daiara Tukano, às 16h, e “Camões com Dendê” com a presença dos escritores Caetano Galindo e Yeda Pessoa de Castro, às 17h30. No mesmo dia, às 20h, acontece um pocket show de Juçara Marçal e Kiko Dinucci com músicas do álbum “Padê”, na Praça da Língua.

No dia 6, Zion Gate Soundsystem e Batalha Santa Cruz – Ritmo e Poesia na Gare da Luz ocupam o Saguão Central da CPTM com música e muitas rimas poéticas, ao meio-dia. Às 14h, no auditório, Juliano Pessanha e Veronica Stigger participam da mesa “Experimentos com linguagem”, e às 17h Ailton Krenak fala sobre “A ideia de nação”.

PUBLICIDADE

No sábado (7), a jornalista espanhola Pilar del Río, presidenta da Fundação Saramago, e o escritor Milton Hatoum falam, às 14h, sobre o tema “Línguas Portuguesas” no auditório. Às 17h, a jornalista Eliane Brum e o professor e líder indígena André Baniwa participam da mesa “Incêndios”, com mediação da jornalista Maria Fernanda Ribeiro, no auditório do Museu.

A edição 2022 do Dia Internacional da Língua Portuguesa tem direção artística do diretor teatral e de cinema Felipe Hirsch, convidado para criar uma programação inspirada em sua peça “Língua Brasileira”, que fez temporada no início deste ano no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação – por isso, o encerramento acontece no dia 7, às 19h, com cenas e músicas da peça interpretadas pelo grupo Os Ultralíricos.

PUBLICIDADE

Todas as atividades do evento serão filmadas. As gravações resultarão em um documentário dirigido pelo próprio Hirsch e com produção da Café Royal.

No sábado, dia 7 de maio, o encerramento das celebrações do Dia Internacional da Língua Portuguesa incorpora o início de um novo projeto – a abertura da instalação “O Conto da Ilha Desconhecida”, uma homenagem ao centenário de José Saramago do Museu da Língua Portuguesa em parceria com a Fundação José Saramago, o Instituto Camões e a Companhia das Letras. Uma barca inflável, criada pela companhia Pia Fraus e livremente inspirada na obra de mesmo nome de Saramago, ficará montada no saguão B do Museu da Língua Portuguesa.

 


int(1)

Museu da Língua Portuguesa celebra Dia Internacional da Língua Portuguesa com programação especial