Artistas ampliam a mesma narrativa em linguagens diferentes

“Sobre Nós” é um projeto transmídia idealizado por Vitor Meyer e Vinicius Damião, com base na história contada no livro “Filho das Águas: O Eterno Retorno”. Na música e clipe, “Sobre Nós”, os artistas ampliam em linguagens distintas a história de Anthony e Anne Rose, personagens do livro escrito por Meyer. Além de um projeto transmídia, é um projeto de coincidências, e como cada uma delas contribuiu para que tudo chegasse ao resultado final.

A narrativa principal de “Sobre Nós” é o livro “Filho das Águas: O Eterno Retorno”, escrito por Vitor Meyer. Nele é narrado a história de Anthony, que parte à procura de Anne Rose, uma garota que está desaparecida. Mas, a história se torna mais sobre a caçada interna de Anthony com suas questões, do que da externa pela garota. A busca por Anne leva Anthony a encarar questões que estão na sua vida há tempos.

Eu queria que essa busca não fosse apenas externa, mas interna. A busca pela Anne Rose que faz o Anthony se mover de um lugar para o outro promovendo essa busca externa. Eu queria contar uma história de uma busca interna dentro de uma busca externa. O real mistério, a real história do livro, é a história do Anthony. Sabemos pouco sobre ele, à medida que o livro vai indo, descobre cada vez mais sobre ele. O mistério do livro é quem é esse personagem que está liderando esta história e muito menos sobre onde a Anne está.”, afirma Vitor Meyer.

A história criada por Meyer foi surgindo em sua cabeça ao longo do tempo, mas foi em 2016, quando ele se mudou de São Roque, cidade do interior de São Paulo, para a capital que tudo surgiu. “Eu estava no metrô, eu acabei me perdendo no metrô e fui para uma estação completamente errada, não sabia onde eu estava. Eu olhei a placa e estava escrito ‘Ana Rosa’, essa palavra despertou tudo. Daí surgiu “Anne Rose”, que é a menina que desapareceu na história, e começou a abranger todo esse universo e os personagens”. Porém, com a rotina de trabalho e a mudança para nova cidade, a história ficou em segundo plano na vida de Meyer. Em 2019, após sofrer um acidente de bicicleta na Estrada da Morte na Bolívia e quebrar a mão, Meyer decidiu desenvolver o livro. “Quando eu fiz a cirurgia, eu senti que precisava escrever. Comecei a escrever toda essa história que estava comigo durante esses quatro, cinco anos.

Com o lançamento programado para julho de 2020, o autor decidiu adiar por conta da pandemia. Acontecimento que levou Vitor a morar em uma república junto com Vinicius Damião, momento em que os dois se aproximaram por conta da afinidade artística e começaram a ter ideias que resultou no projeto “Sobre Nós”.

O projeto transmídia

Com a possibilidade de ampliar a narrativa do universo do livro “Filho das Águas: O Eterno Retorno”, o escritor Vitor Meyer se juntou ao músico Vinicius Damião. Em parceria com Junior Tobago, Vinicius compôs a faixa “Sobre Nós”, inspirada na história contada por Meyer. Como referências os filmes que têm uma trilha sonora, Mayer e Damião planejaram fazer uma trilha sonora para o livro. “A ideia surgiu da gente começar a fazer essa provocação de por que não ter mais camadas de experiência dentro de uma já usual experiência. Você lê livros, beleza! Ouve músicas, OK! Como podemos fazer uma intersecção disso, como que isso pode acontecer?”, explica Vinicius.

A partir deste momentos, os artistas começaram a trabalhar com uma equipe na produção da música e clipe. A música foi composta por Tobago e Vinicius, que cantou e interpretou Anthony no clipe. A produção musical e os arranjos foram feitos por Lucas Melifona, Luísa Gouvêa e Andrei Presser. Enquanto a direção do clipe foi responsabilidade de Ohana Ribeiro e Vitor Meyer.

A faixa “Sobre Nós” ganhou duas versões, a que foi para o clipe com a voz de Vinicius e com multi instrumentos, e a versão voz e piano e voz, com a participação de Tobago junto com Vinicius. Além da faixa, o clipe ilustra a procura vivida por Anthony no livro. “Eu precisava ter uma dualidade, uma alteridade. Porque é um personagem que traz muita reflexão”, diz Vinicius.

A história de Anthony e Anne Rose pode ser encontrada no livro “Filho das Águas: O Eterno Retorno”, na faixa “Sobre Nós” e no clipe. Cada narrativa diz um pouco sobre esses personagens e as três se complementam neste universo criado pelos artistas.

Versão piano e voz com participação de Junior Tobago:

Sem mais artigos