Judy Bowman, operadora de processo em uma mina de ouro em Round Mountain

Reprodução Judy Bowman, operadora de processo em uma mina de ouro em Round Mountain

Quantas vezes nós escutamos alguém falar que “isso é um trabalho de homem”. Cansado de ouvir coisas desse tipo, um fotógrafo da Califórnia, Chris Crisman, decidiu fazer uma série de fotos que mostram mulheres em funções que as pessoas dizem ter trabalhos que são primordialmente masculinos.

O projeto se chama Women’s Work (Trabalho de Mulher) e quer ajudar a quebrar estereótipos de gênero. A série começou a ser realizada em 2016, quando Crisman ouviu um produtor de arte dizer que sua amiga virou açougueira e ele notou que nunca tinha visto uma mulher exercendo essa função.

Heather Marold Thomason, açougueira na Filadelfia

Reprodução Heather Marold Thomason, açougueira na Filadelfia

Depois de conhecer e fotografar essa mulher, chamada Heather Marold Thomason, ele se inspirou a encontrar outras mulheres que fazem trabalhos tradicionalmente dominados pelos homens. De fazendeiras a pescadoras de lagosta, ele foi capaz de capturar mulheres inspiradoras.

“Há tantas pessoas que eu gostaria de incluir no projeto, mas acho que ainda chegaremos lá. Acredito que Women’s Work é o tipo de projeto onde a proposta não tem uma data para expirar”, afirmou.

Chris Crisman vive em Penn Valley e é pai de duas crianças, incluindo uma menina, a quem ele costuma encorajar a sonhar sem limites e perseguir suas paixões, mesmo que as pessoas vejam isso como fora do convencional.

 

Sem mais artigos