Mostra fica exposta até março de 2022

A partir de 15 de dezembro, a Japan House São Paulo inaugura o projeto Sopros, que traz peças utilitárias de vidro no estilo Edo Glass com design atual. Com entrada gratuita, o projeto poderá ser visitado até o dia 6 de março de 2022.

A mostra conta com um conjunto de técnicas artesanais de fabricação de vidros desenvolvida no Período Edo (séc. XVII a XIX) e se mantém ainda nos dias de hoje como símbolo da produção de Tóquio, no Japão. Duas mostras concomitantes revelarão a evolução da relação entre o tradicional e o atual por meio de itens produzidos por habilidosos artesãos nipônicos.

A curadoria é de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo. “A ideia principal é apresentar essa produção singular, cuja tradição é passada de geração em geração, além de seus usos, destacando o vidro como um material extremamente elegante e versátil. Seu processo produtivo envolve uma grande transformação física e química, passando por vários estados até se transformar em uma peça única que reflete a autoria dos artesãos envolvidos nesse desenvolvimento”, diz a curadora.

Além da mostra presencial, a exposição conta também com programação paralela online e conteúdos compartilhados nas redes sociais da Japan House São Paulo, além de recursos de acessibilidade, como exemplos táteis e áudio descrição.

A Japan House São Paulo fica na Avenida Paulista, 52. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h. A entrada é gratuita e a reserva pode ser feita online, mas é opcional.

Vidros artesanais japoneses são destaque em exposição da Japan House São Paulo

Sem mais artigos