Muita gente não abre mão de ter um apartamento que tenha varanda, nem que ela seja BEM pequeninha. Afinal, é um charme mesmo! Porém, algumas são tão pequenas que muita gente acha que são praticamente inutilizáveis e a decoração e o aproveitamento do espaço acaba ficando para depois.

Mas nada melhor do que dicas de especialistas para provar que até varandas de 2,5 m² podem acabar virando estrelas dos apartamentos! A dupla Fernando Figoli e Patrícia Cillo, do escritório Figoli-Ravecca, e a arquiteta Ana Yoshida dão dicas de como deixar a varanda de apartamentos um ambiente ainda mais prazeroso.

Divulgação Essa varanda tem apenas 8 m²

“Uma boa dica é lançar mão de móveis compactos, que não atravancam a passagem e ocupam pouco espaço. Móveis compactos e versáteis, com vários usos, como banquinhos e pufes, são fáceis de levar de um lado para o outro e ocupam pouco espaço”, dá a dica Ana Yoshida. “Se a ideia for criar uma varanda como extensão da sala, convém usar o mesmo tipo de piso (com contrapisos na mesma altura, inclusive) para dar a sensação de amplitude e continuidade dos ambiente”, explica Fernando Figoli.

Confira na galeria alguns projetos realizados pelos arquitetos e inspire-se:

Varandas pequenas podem ser estrelas em apartamentos

Aqui a varanda tem 2,5 m², o deck do piso acabou também na parede, criando um movimento bem interessante no ambiente. Foram usadas duas cadeiras desmontáveis, que podem migrar de um lugar para o outro com facilidade. Note que na parede com deck há um pequeno nicho de 30 x 40 cm (12 cm de profundidade) com lugar para uma pequena horta disposta em xícaras. O projeto é do Figoli-Ravecca
Créditos: Divulgação

 


int(1)

Arquitetos dão dicas para pequenas varandas se tornarem grandes estrelas dos apartamentos

Sair da versão mobile