Guia da Sommelieria de Cervejas será lançado em fevereiro

O Guia da Sommelieria de Cervejas, novo livro da Krater, editora especializada em livros sobre cerveja em português, será lançado oficialmente no dia 18 de fevereiro, quando a organizadora da obra Bia Amorim, sommelière de cervejas desde 2010 e uma das principais profissionais do meio cervejeiro, dará autógrafos ao público no Empório Toscana, em Ribeirão Preto.

O Guia é uma obra coletiva e seus textos são assinados por 28 profissionais de países como Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, especializados em diversas áreas – da produção à gestão de carreira. O escritor inglês Martyn Cornell, um dos maiores especialistas do mundo no assunto, escreveu a seção dedicada à Escola Britânica.

O material servirá como um manual prático, visando complementar a formação dos sommeliers e sommelières de cerveja brasileiros. A obra traz referências práticas, com orientações sobre: atendimento e serviço; condução de treinamentos de equipe; desenvolvimento e gerenciamento de uma boa carta de cervejas e de chopes; entre muitos outros assuntos relevantes para a profissão.

O Brasil, hoje, é o país que mais forma sommeliers de cervejas no mundo anualmente. Cada vez mais profissionais ocupam posições em bares, lojas especializadas, distribuidoras, importadoras e cervejarias. Para Bia, que acompanhou a evolução da profissão no Brasil desde o seu início, o Guia vem, de forma importante, suprir a carência desse tipo de material no país. “Hoje, temos milhares de sommeliers de cerveja formados no Brasil, e várias instituições de ensino oferecendo cursos. Os sommeliers brasileiros, inclusive, disputam e se destacam em competições internacionais. Mas sempre senti falta de referências bibliográficas em português que discutam os temas relacionados a essa profissão”, ressalta.

Entre os sócios da Editora Krater, Diego Masiero e Pedro Paranhos, há expectativa de que o Guia exerça enorme importância e se torne essa referência para a profissão e para a educação cervejeira do país. “Queremos fazer parte de uma evolução constante do mercado, contribuindo para que ele tenha a qualidade e o reconhecimento que merece”, pontua Diego.

O projeto do Guia foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, conhecida como crowdfunding, disponibilizada na plataforma Catarse. Contou com contribuições daqueles que se interessaram pelo projeto e foi um sucesso absoluto. A meta estabelecida para o projeto na plataforma de crowdfunding foi batida nas primeiras 24h em que ele foi liberado no site. Esse é um modelo de financiamento cada vez mais popular entre pequenas empresas, especialmente editoras independentes como a Krater, e ajudou muitas marcas a se manterem durante a pandemia.

Com projeto gráfico especial, capa dura e totalmente colorido, o Guia da Sommelieria de Cervejas tem tiragem limitada. O livro estará disponível no site da Krater. Em março, a obra será apresentada oficialmente para o mercado paulistano em dois eventos presenciais distintos. As informações sobre eles serão divulgadas pela editora assim que estiverem confirmadas.


int(1)

Guia da Sommelieria de Cervejas será lançado em fevereiro