No Dia Nacional do Café, nutricionista fala sobre benefícios da bebida

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. De acordo com a nutricionista Monik Cabral, os recentes estudos vêm comprovando os efeitos benéficos do café para a saúde, desde que seja consumido em quantidade razoável, pois, segundo ela, o excesso de café pode ser tóxico para o organismo.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

Conforme Monik, um dos benefícios do café foi comprovado após estudos que mostram que o risco de desenvolver Alzheimer, Parkinson e Esclerose múltipla é menor em quem consome a bebida.

“O consumo de café pode aumentar a expectativa de vida. Ele também ajuda na saúde do intestino, por conter polifenol; melhora a performance física e cognitiva; e ajuda a limpar as suas células através do processo de autofagia.”

Conforme a profissional de saúde, o café também auxilia na concentração e não possui calorias. No entanto, Monik explicou que tomar muito café pode provocar sintomas como dor de estômago, tremores e insônia.

“A dose máxima de cafeína recomendada por dia é cerca de 3 cafés expressos. Entre os principais sintomas negativos do consumo exagerado de café estão a irritabilidade, dor de estômago, tremores leves, insônia, nervosismo e inquietação e ansiedade. Quando estes sintomas estão presentes é recomendado interromper imediatamente o seu consumo.”

A nutricionista confirmou que o café faz bem para a saúde e que o consumo moderado é associado ao menor risco de doenças do coração, obesidade, depressão e diabetes.

“O café estimula a produção de hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar quando consumido moderadamente. No cérebro, ele atua como estimulante psicomotor ajudando no sono, cognição, aprendizagem e memória. Já no meio esportivo, a substância passou a ser muito procurada por atletas principalmente devido à sua capacidade de potencializar a contração muscular e aumentar a tolerância ao esforço físico intenso, retardando o cansaço e contribuindo para o atleta permanecer ativo por mais tempo.”

Sobre a insônia provocada pela bebida, a especialista afirmou que a cafeína nos mantém mais alerta e pode atrapalhar a hora de dormir. “Não tome café ou bebidas com cafeína após as 16h. Se você precisa de muitas xícaras de café durante o dia para se manter acordado, é sinal de que precisa melhorar o seu sono.”

Colocando o café na dieta

A nutricionista Monik Cabral revelou uma dica de pré-treino utilizando o café:

“Café + Óleo de coco + Canela, é um ótimo termogênico natural. A combinação dos ingredientes resulta em disposição, foco e energia. Não é novidade o uso da cafeína como um estimulante para reduzir cansaço. O problema está no consumo em excesso, pois o organismo tende a habituar-se à quantidade ingerida e a cada dia é necessário aumentar a dose para obter o mesmo efeito. Porém, o consumo em demasia pode causar problemas para a saúde como irritabilidade, dor de estômago e insônia.”

Sobre Monik Cabral

Monik Cabral, nutricionista formada há 9 anos pela UGF (Universidade Gama Filho) no RJ e fisioterapeuta formada pela universidade Estácio de Sá desde 2004. Trabalhou desde primeiro dia de formação em uma Clínica Cardíaca juntamente com o Cardiologista (acompanhamento multidisciplinar) e atendia frequentemente os pacientes com diversas doenças como, por exemplo: diabete, hipertensão, obesidade, entre outras.

*Via: (MF Press Global)


int(1)

No Dia Nacional do Café, nutricionista fala sobre benefícios da bebida

Sair da versão mobile