Saiba por que as foodtechs são o futuro da indústria de alimentos

O *CNN Soft Business* desta *quinta-feira, dia 03 de fevereiro, às 22h30*, mostra como a tecnologia pode mudar o futuro da alimentação e a nossa relação com a comida. No episódio *”Foodtechs: o futuro da indústria de alimentos”*, os apresentadores *Phelipe Siani e Fernando Nakagawa* destacam startups que desenvolvem soluções para o setor alimentício e tendências de negócios para este mercado.

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O programa fala sobre os produtos *plant-based*, que têm as plantas como matéria-prima. Em entrevista exclusiva, o fundador e CEO da startup chilena de carne vegetal *NotCo*, *Matías Muchnick*, afirma que *“a indústria alimentícia tornou-se o maior mal ambiental conhecido pela humanidade”*.

Porém, segundo ele, a *NotCo* propõe “uma solução que está sendo valorizada tanto pelos consumidores quanto pelos investidores”. Grandes empresários como *Jeff Bezos*, CEO da Amazon, e *Biz Stone*, co-fundador do Twitter, apostaram na startup com aportes milionários. A empresa é a única da América Latina no segmento *plant-based* a se tornar *unicórnio*, como são conhecidas as startups com valor de mercado acima de *US$ 1 bilhão*.

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*Matías Muchnick* esclarece que 90% das pessoas que compram produtos *plant-based* da *NotCo* não são vegetarianas ou veganas, mas consumidores preocupados com o meio ambiente. Segundo ele, “o mais importante para a criação de uma startup é o impacto que ela traz para a sociedade”. Ele acrescenta que “os investidores começaram a entender a sustentabilidade como um ângulo muito bom para se criar bons negócios”.

O *CNN Soft Business* ainda visita os bastidores da *Nestlé*, a maior empresa de alimentos do mundo, que está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa da *Kantar Worldpanel*. A chefe de inovação da empresa no Brasil, *Renate Giometti*, explica que o consumidor pede por produtos mais saudáveis, mas isso não é tão simples: “Existe um caminho na mudança de paladar do consumidor. Muitas vezes, a gente lançou produtos sem açúcar e tivemos que, de alguma forma, reduzir o volume, ou a demanda não foi tão alta porque o consumidor ainda estava acostumado com o sabor tradicional”. Para a executiva, o consumidor tem um caminho próprio a seguir e o papel da empresa é tornar isso disponível.

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O episódio desta semana também traz uma curiosidade: insetos comestíveis Aliás, este segmento se tornou um negócio milionário. Segundo a consultoria *Meticulous Research*, o valor deste mercado deve ultrapassar U$$ 1 bilhão até 2023. E no Brasil muita gente já saiu na frente: segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, 2 milhões de brasileiros têm insetos em sua dieta.

O CNN Soft Business é exibido às quintas-feiras (22h30), com reprise aos sábados (17h15), domingos (02h20 e 21h) e segundas (00h45).


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