Prepare-se para 10 dias intensos de muita cultura, bate-papo com ídolos da literatura e outros gêneros. É nesta quinta-feira, dia 12 (apenas para profissionais do setor literário, pro público só dia 13), que começa a tão aguardada Bienal Internacional do Livro de São Paulo, agora em sua 21ª edição, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento terá mais de 700 atividades distribuídas por pelo menos 400 horas durante seus dias de duração com foco em quatro temas principais: Monteiro Lobato; Clarice Lispector; Lusofonia; e Livro Digital.

Já que os vampiros estão na moda, provavelmente uma das atrações mais aguardadas da Bienal é Dacre Stoker, canadense radicado nos Estados Unidos que é sobrinho-bisneto do autor irlandês Bram Stoker, criador do Drácula, o mais conhecido vampiro da literatura mundial. Stoker é coautor, junto ao especialista no personagem Ian Holt, de Drácula, o morto-vivo, sequência do clássico Drácula, publicado por Bram Stoker em 1897.

Lançado agora em 2010 aqui no Brasil, pela Ediouro, o livro foi inspirado em anotações do tio-bisavô de Dacre e inclui o próprio criador do personagem na história, que se passa em 1912. Os debates da sexta-feira, dia 13 de agosto, incluem o tema vampirismo, entre outros, e para dar mais empolgação ao evento, as pessoas que forem fantasiadas como seus personagens favoritos entrarão de graça para visitar a feira e concorrerão a uma série de prêmios.

Clarice Lispector

O escritor norteamericano Benjamin Moser, autor de Clarice, – biografia de Clarice Lispector –, é outra atração muito aguardada pelos fãs da escritora brasileira nascida na Ucrânia e deve lotar o Salão de Ideias. Sob o tema Clarice Lispector: decifrações da esfinge, o encontro acontece no dia 14, às 15h, e terá a participação da atriz Beth Goulart, que encarna a autora nos palcos brasileiros.

Lançada em 2009, a biografia escrita por Moser (Why This World: A Biography of Clarice Lispector, no original, em inglês) é resultado de cinco anos de pesquisas. O trabalho obteve sucesso e reconhecimento de crítica nos Estados Unidos. Moser é também tradutor e já verteu oito obras do português ao inglês.

Outros convidados estrangeiros e brasileiros

Os demais convidados estrangeiros que estarão na Bienal do Livro são Conn Iggulden, autor britânico de épicos para o público juvenil, como a série O Imperador; John Boyne, escritor irlandês autor de O Menino do Pijama Listrado, livro que retrata a amizade entre o filho de um oficial nazista e um garoto prisioneiro em um campo de concentração nazista; e Jostein Gaarder, que escreveu o Mundo de Sofia, título reconhecido mundialmente e já foi traduzido para 42 idiomas.

Entre os convidados brasileiros, confirmaram presença no evento o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808; o quadrinista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica; o professor, colunista, apresentador de TV e autor Pasquale Cipro Neto; e o escritor, poeta, cronista, professor, teólogo, filósofo, psicanalista e entusiasta da gastronomia Rubem Alves.

Todos participarão da programação cultural da Bienal do Livro vinculada ao Salão de Idéias, que é o já tradicional espaço aberto ao debate plural entre grandes escritores e personalidades dos campos editorial, intelectual e acadêmico, sempre com a participação do público que visita o evento.
 
Clique em cada um dos espaços e veja a programação completa:

Serviço:

Bienal do Livro de São Paulo 2010

Quando: de 12 a 22 de agosto
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – CEP: 02012-021)
Quanto: entrada inteira custa R$ 10,00 e meia-entrada R$ 5,00**

Dia 12 de Agosto: das 10h às 22h
– Exclusivo para os profissionais do setor literário

Dia 13 de Agosto: das 10h às 22h PROMOÇÃO ESPECIAL!*
– Público em geral

Dias 13 a 21 de Agosto: das 10h às 22h
– Público em geral

Dia 22 de Agosto: das 10h às 20h, com entrada só até às 18h
– Público em geral

*PROMOÇÃO ESPECIAL! Entrada gratuita para quem comparecer ao evento fantasiado do seu personagem favorito. Para validar a sua entrada na Bienal do Livro é obrigatório apresentar uma foto do personagem representado.

**Os estudantes devem apresentar documento de identificação estudantil com data de validade. Caso no documento apresentado não conste data de validade, deverá ser apresentado outro que comprove a matrícula ou a frequência no ano letivo em curso acompanhado de carteira de identidade.

Os idosos, acima de 60 anos, não pagam ingresso apresentando carteira de identidade para comprovação. Menores de 12 anos não pagam.

Telefone: +55 11 2226-0400

Sem mais artigos