7 cuidados importantes na hora de passar roupa que ninguém nunca te contou

Passar roupas poder não ser a tarefa mais desejada, mas mesmo assim devemos cuidar das peças do guarda-roupa. Por isso, alguns cuidados importantes devem ser tomados para garantir o tempo de vida útil do aparelho e das roupas. Deixar a roupa lisinha e macia pode ficar muito mais fácil e ágil com dicas que ninguém nunca te contou.

Separa o bloquinho e anota aí:

Sempre verifique as etiquetas das roupas: confira a etiqueta junto a roupa e veja se o tecido é indicado para passar e qual a temperatura ideal de acordo com o material, algodão, seda, linho, lã, dentre outros.

Tecidos: Comece pelas peças mais delicadas como nylon e lycra, que devem ser passadas utilizando uma temperatura baixa, para depois concluir a tarefa com as roupas mais pesadas, que precisam de temperaturas mais altas. Com isso é possível otimizar o tempo e ainda evitar o risco de queimar a roupa, ao passar um tecido mais delicado com uma temperatura mais alta.

Reservatório de água: encha o reservatório de água com o ferro fora da tomada. Não coloque qualquer tipo de líquido ou produto de limpeza dentro do reservatório que não seja água ou poderá reduzir o tempo de vida útil do ferro e danificar as peças de roupas.

Passe a vapor: O vapor deve ser ajustado para cada tipo de tecido, por exemplo, seda nunca deve ser passado com vapor porque pode manchar a roupa. Para tecidos delicados, use o vapor no mínimo, para tecidos mais grossos, como linho, jeans, toalhas, use o vapor no máximo, assim as fibras vão ficar mais macias e o tecido lisinho, muito mais rápido.

Botões e zíperes: evite passar o ferro em cima dos botões de camisas ou blusas e zíperes de calças. O correto é abri-las e passar a área à parte, delicadamente, e usar a borda salva botões para dar acabamento ao redor dos botões. Para evitar riscos na base, nunca passe o ferro sobre zíperes, evitando micro riscos que reduzem o deslizamento sobre os tecidos.

Limpeza e manutenção: a limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por mês para evitar acumulo de resíduos nas saídas de vapor, garantindo maior liberação de vapor e durabilidade do ferro de passar. Para limpar a base use uma solução de 2/3 de copo com água e 1/3 de copo de vinagre branco com uma esponja macia e passe sobre a base. Retire todo o resíduo com um pano macia e úmido. A base acumula sujeira porque muitas vezes o usuário usa o ferro em alta temperatura para passar um tecido delicado e este calor queima as fibras dos tecidos e gruda na base.

Vapor vertical: Este recurso é muito útil para roupas que já foram passadas, mas que ficaram no cabide e ficaram um pouco amassadas. O vapor vertical revitaliza as roupas, deixando-as novamente como se tivessem sido acabadas de ser passadas. Outra função do vapor vertical e remover odores como fumaça, poluição, ou que ficaram muito tempo guardadas, pois o jato forte de vapor entra nas fibras dos tecidos, liberando das partículas que causam o mau cheiro.

As dicas foram selecionadas pelo especialista Flamarion Pirtouscheg, gerente de Produto da Electrolux.

6 dicas de ouro para lavar roupa

Muita gente simplesmente classifica por cor. Mas é preciso ver o tipo de lavagem que cada tecido requer. Geralmente isso é indicado na etiqueta da roupa. Pouca coisa, por exemplo, pode ser lavada com água quente, pois costuma ser brutal para alguns tecidos. Você pode acabar com um monte de pequenas pilhas, mas a roupa vai ficar com uma aparência melhor e durar mais.
Créditos: Reprodução

 


int(1)

7 cuidados importantes na hora de passar roupa que ninguém nunca te contou

Sair da versão mobile