Cultivar plantas em casa é uma ótima maneira de decorar o ambiente. Além de deixá-lo muito mais agradável e bonito, espalhar alguns pontos verdes pelo lar tem o poder também de trazer mais harmonia, diminuir o estresse e melhorar a qualidade do ar.

Mas, e se eu moro em um apartamento pequeno? E se não tenho tempo para cuidar todos os dias? Calma! Nada disso é problema. Existem flores e vasos de todos os tamanhos e perfeitos para lugares menores, além de espécies lindas e que dão pouquíssimo trabalho para serem mantidas.

Para nos ajudar na tarefa de deixar a casa mais verde, conversamos com Felipe Alalou, da Alalou Paisagismo, e montamos um guia completo para cultivar um pouco de natureza em ambientes de tamanhos reduzidos.

1) Folhagens são ideais:
“Geralmente optamos por plantas de sombra ou meia sombra para se adaptar a esses ambientes”, explica Felipe. Isto porque apartamentos e casas pequenas costumam ter pouco sol disponível e baixa circulação de ar, então este tipo não precisa nem de tanto calor, nem de água em abundância.

Entre as opções que sobrevivem mesmo na sombra, estão: espada de São Jorge, jiboia, lírio da paz, antúrio, zamioculcas, bambu da sorte, peperômia, marantas, ráfis e aglaonema.

As folhagens coloridas também são muito bem-vindas para darem mais cor aos ambientes porque elas não gostam de sol direto. Aposte, por exemplo, em coléus, cróton, confete e pleomele.

Para os dois tipos acima, um copo de água a cada cinco dias é suficiente para mantê-las vivas e bonitas. Todas elas precisam de claridade, mas isso não significa deixá-las torrando no sol.

2) Melhores opções considerando custo e praticidade:
“Temos usado muitos tipos de cactos e suculentas. São plantas que, além de grande beleza ornamental, precisam de muito pouca água, o que facilita a manutenção”, explica Felipe. Mini cactos, por exemplo, podem ser encontrados em supermercados por uma média de R$ 1,50. E, algumas espécies podem ficar até 60 dias sem água. Mas, em geral, borrifar apenas uma vez na semana um pouco de água já é suficiente.

3) E quem gosta de flores?
As flores, em geral, não se desenvolvem bem em apartamentos pequenos. Isto porque precisam de sol direto, o que na maioria das vezes não é possível. Mas, caso faça questão delas, as melhores opções são as orquídeas e lírios da paz.

“Estas espécies precisam de solo rico em matéria orgânica e regas diárias, lembrando que não toleram o excesso de água”, alerta Felipe. O ideal é manter o solo sempre úmido sem exagero e borrifar água na folhagem. Logo no início da amanhã é o melhor horário para molhar a planta, assim ela fica nutrida o dia todo.

4) Melhores recipientes:
Qualquer recipiente é bem-vindo para receber um pouco de verde. O importante é ter drenagem para a água circular e não ficar parada.

5) Como salvar algumas espécies:
É comum que algumas plantas não se desenvolvam bem e morram. Calma! Nestes casos, a regra é trocar a terra, readubar e mudar a espécie para um lugar com mais claridade. “Sem esquecer de verificar se não há falta ou excesso de água.”

6) Atenção em épocas de viagens:
Apesar de serem mais práticas e menores, estas plantas precisam de cuidados especiais quando a casa fica fechada por muito tempo. Com exceção de alguns cactos, é preciso pedir que alguém continue colocando água diariamente na maioria das espécies. “Muitos encharcam a planta achando que ela vai aguentar o período de ausência, mas acaba morrendo por excesso de água”, explica o paisagista.

Na galeria abaixo, reunimos várias ideias criativas de como incluir estas plantas na decoração:

Ideias criativas para plantas em apartamentos

Ter um cantinho verde em casa reduz o estresse e aumenta a beleza! Então, se liga nestas ideias de como ter plantas em apartamentos e casas pequenas
Créditos: Reprodução / Pinterest

int(1)

Aprenda em 6 passos a manter as plantas em apartamento pequenos

Sair da versão mobile