Qual a taça certa para as bebidas? Como colocar guardanapos e talheres na posição adequada? Arrumar uma mesa com toda pompa e circunstância exige conhecer vários detalhes. E nós te contamos todos eles!

Mas, também adiantamos. Para o dia a dia e até para uma festa mais informal, não precisa seguir tudo religiosamente à risca, mas dá pra deixar aproveitar estas dicas para deixar a mesa mais bonita.

Para nos ajudar nesta missão, contamos com a artista plástica Sandra Fóz, autora do livro Décor Tables, e que sabe tudo da arte de receber em casa. “Na minha opinião, os itens mais importantes de uma mesa são beleza, harmonia e criatividade”, disse em entrevista ao Virgula.

O primeiro passo é escolher o tema da mesa (na galeria, tem várias opções para  se inspirar!) e, a partir daí, siga estes passos para fazer bonito e surpreender os convidados.

1) O que não pode faltar?
Flores ou um arranjo central. Comece pensando a mesa pelo centro e vá distribuindo os outros itens ao redor.

E, atenção: o arranjo deve ter “presença”, mas não pode ser tão alto que fique na altura das pessoas atrapalhando a conversa com quem está sentado do outro lado. Frutas naturais ou uma sopeira são boas opções para o centro.

E se a mesa for pequena? Aposte em algo delicado ou “disponha flores na lateral em uma peça bonita”, explica Sandra.

2) Qual flor?
Todos os tipos de flores são bem-vindos. Tente apenas não exagerar naquelas que têm cheiro forte. Orquídeas, lírios, rosas e bromélias são ótimas opções.

3) Outros enfeites
Ao lado do arranjo central, outras duas opções são quase obrigatórias: velas e guardanapos. Escolha as cores e tamanhos certos que combinam com seu evento.

Vale lembrar que o guardanapo de tecido deve ficar sob o garfo à esquerda do prato ou sobre o prato raso.

4) Qual a quantidade certa de utensílios?
Obviamente, além do arranjo de centro, pratos, garfos, copos e recipientes de comida, os outros enfeites devem ser pensados pra não deixar a mesa lotada demais. Às vezes, menos é mais!

“Percebe-se o exagero quando há muitos copos e outros utensílios desnecessários, quando há tantos enfeites que não sobra lugar para se colocar confortavelmente os pratos e os braços”, explica Sandra.

5) Como arrumar os pratos
Não coloque o prato de comer diretamente na mesa. Use sempre um serviço americano, toalhas ou sousplats. Além de comporem o conjunto, ajudam a manter a mesa limpa caso caia algum resíduo de comida.

Se o jantar tiver vários pratos, vá trocando ao longo da noite.

6) Entendendo taças e copos
Normalmente são três taças: uma maior para água, uma média para vinho tinto e uma menor para vinho branco. Pode-se adicionar um copo ou caneca para cerveja. Sempre seguindo esta ordem.

Taça de água: ela é a maior e pode ser de vidro colorido, inclusive para descontrair a paleta de cores.

Taça para vinho: Deve ser translúcida e transparente para não alterar a cor do vinho. Coloque à direita dos pratos à frente da taça de água.

E se liga nesta regra básica de etiqueta: não sirva o copo até o topo. Deixe três centímetros até a borda.

7) E os talheres?
A regra é sempre a mesma: a faca fica à direta e o garfo à esquerda do prato. Se exigir colher, como uma sopa, coloque-a à direita da faca.

Se o jantar tiver entrada e outros pratos, tem que ficar de olho na ordem que os talheres serão usados. “Coloca-se na ordem de fora para dentro”, explica Sandra.

Um detalhe importante é observar se as lâminas das facas estão sempre voltadas para o prato. Dica de segurança!

Os talheres de sobremesa ficam sempre acima dos pratos.

Inspire-se em mesas decoradas

Ouse nos descansos de prato
Créditos: Reprodução / Livro Décor Tables de Sandra Fóz

int(1)

Aprenda em 7 passos a decorar uma mesa perfeita

Sair da versão mobile