5

Se você é daquelas que tem nojo da própria menstruação, esse projeto pode te fazer olhar para o seu fluido de uma forma diferente (com olhos bem melhores). Do que estamos falando? Da série fotográfica Beauty in Blood criada pelo casal Jen e Rob Lewis, que usou o sangue do período da mulher para fazer imagens abstratas que são muito bonitas.

Tudo começou quando Jen começou a usar um coletor menstrual e percebeu o potencial artístico que o sangue da sua menstruação tinha e que ela nunca notara antes. Quando ela o descartava, notou que ele fazia formas meio abstratas bem legais, então pensou “Por que não registrar essas imagens?”. Com a ajuda do marido, Rob, ela construiu um estúdio improvisado em seu banheiro e enquanto ela derramava o sangue recolhido no coletor, ele capturava o movimento dele com sua câmera. Desde a primeira vez que isso aconteceu, eles vem buscando experimentar diferentes técnicas para conseguir novas texturas e tons de vermelho para o sangue menstrual.

Ensaio fotográfico feito com sangue de manstruação

Além de possuir uma estética fascinante, o mais legal da série é o fato dela buscar subverter todo o preconceito que a sociedade tem com a menstruação e que o fato de que ela ser tratada como um tabu e algo ruim é reflexo da opressão sofrida pelas mulheres. Não acredita? Por que então, desde meninas, precisamos nos sentir envergonhadas do nosso período, se isso é algo natural?

Em uma palestra que Jen deu na Universidade de Michigan, ela falou a respeito de uma situação pela qual passou, em que uma colega mostrou a série para sua filha adolescente, que achou tudo lindo, até descobrir que com o que era feito. Depois disso, a garota reconsiderou sua opinião e começou a achar tudo muito nojento. Apenas quando sua mãe lhe explicou toda a implicação feminista por traz do projeto, a garota o entendeu e até começou a olhar para o seu próprio fluido de forma diferente.

Sem mais artigos