Reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal The New York Times, intitulada “Brasileiros desistem de seu sonho americano”, aponta que os brasileiros vêm deixando os EUA e desistindo de viver ilegalmente no país para voltar aos seus lugares de origem.

Segundo o jornal, a informação foi fornecida por "funcionários consulares, agências de turismo inundadas por reservas de passagens somente de ida e líderes comunitários em bairros que os imigrantes brasileiros transformaram, de Boston a Pompano Beach, na Flórida".

Os brasileiros explicam sua decisão “apontando para um medo crescente de deportação e uma economia americana em queda". Muitos citam a expiração da carteira de motorista, que não pode mais ser renovada, e a forte queda no valor do dólar em relação à moeda do Brasil, onde a economia melhorou.

O jornal diz ainda que um levantamento feito pelo consulado do Brasil em Miami confirmou que mais brasileiros estão deixando o país do que chegando, em uma reversão de uma curva ascendente que parecia impossível de ser contida até 2005, quando um número recorde de brasileiros se infiltrava pela fronteira entre Estados Unidos e México. Para o NYT, "ainda é cedo para dizer se a migração reversa dos brasileiros os coloca na vanguarda de uma onda mais ampla entre os imigrantes ou ressalta sua diferença".

Leia mais:
Reforma de Chávez é rejeitada pela população
Pesquisa: Serra é favorito na corrida eleitoral

Sem mais artigos