Um cãozinho abandonado passou por uma drástica transformação após ser encontrado com quase 2 kg de pelo emaranhado.

Arlo foi resgatado pela organização inglesa Battersea Dogs and Cats Home. Ao chegar no abrigo, ele já não conseguia se movimentar de forma apropriada, brincar e nem mesmo enxergar por causa dos nós e da pelagem maltratada. Por isso, apesar de ser um cão de pelos longos, a equipe precisou realizar uma grande tosa afim de dar mais qualidade de vida ao pet.

O trabalho demorou duas horas e, ao todo, foram retirados 1,8 kg de pelo.

“Normalmente não tosamos dessa forma cachorros com pelos longos, mas Arlo estava muito desconfortável, vimos que era a melhor saída para sua saúde”, explicou a gerente do abrigo Rebecca Lodder. “Cães com essa pelagem requerem muito cuidado e atenção”, completou.

O pet de dois anos foi deixado pelos donos durante uma mudança. Como a nova casa não aceitava animais, eles abriram mão do cachorro, que acabou negligenciado.

Depois da grande transformação, Arlo está pronto para encontrar uma nova casa.

“Os pelos irão crescer eventualmente, então ele procura por novos donos que o ajudarão a se manter saudável e cuidarão da sua pelagem”, contou Lodder.

Ela ressalta que tosar e escovar os cães não é apenas questão de aparência, mas um hábito “vital” para a saúde física e bem-estar dos animais.

Sem mais artigos