Mirror Neurons: se liga no ensaio em que diferentes pessoas usam apenas uma meia-calça

Dá só uma olhada nessa série fotográfica pra lá de criativa que busca mostrar o conformismo e a capacidade de se adaptar das pessoas, especialmente na forma como elas acabam ficando todas padronizadas. Criada pelo fotógrafo americano Marco Sozzaro e batizada de Mirror Neurons (Neurônios Espelho), ela traz diferentes pessoas (homens e mulheres) nuas, vestidas apenas com uma meia-calça cor de pele, em um fundo neutro.

O nome da série vem dos próprios neurônios espelho, uma família de células que são consideradas a base neurológica da imitação, o que cabe perfeitamente como metáfora da ideia do que ele quer passar. “O trabalho explora a padronização das pessoas na forma de pensar e como esse comportamento pode, às vezes, fazer com que percamos a nossa identidade. Ao fotografar diferentes pessoas nuas, usando apenas uma meia-calça cor de pele, eu quis mostrar o quão sutil esse efeito pode ser”, afirmou ele na descrição do projeto.

As imagens são simples e trazem elementos subentendidos, o que permite diferentes interpretações. O próprio artista conta que sepois que o trabalho ficou pronto, ele percebeu que esse conceito também abraça outros conceitos, como problemas de identidade, relacionamento, solidão, despego e gênero. Se liga na galeria abaixo para ver o resultado!

Mirror Neurons: se liga no ensaio em que diferentes pessoas usam apenas uma meia-calça


Créditos: Reprodução/Marco Scozzaro


int(1)

Cidadão padrão: como forma de crítica fotógrafo retrata homens e mulheres usando apenas meia-calça