No Brasil e no mundo, toneladas de comida vão parar no lixo por conta do prazo de validade. Infelizmente, são alimentos que ainda podem ser consumidos sem qualquer risco de dor de barriga ou intoxicação alimentar, por mais estranho que isso pareça. De acordo com um estudo da Escola de Direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, 91% da população têm esse péssimo hábito de desperdiçar alimentos após o vencimento, ainda que eles estejam em bom estado. Desnecessário, né?

A grande questão é que o a data de validade não indica, obrigatoriamente, até quando aquela comidinha pode ser aproveitada nas refeições. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), trata-se de uma regra destinada apenas a lojas e supermercados, não aos consumidores de maneira geral. Após o vencimento, esses estabelecimentos ficam proibidos de colocar os produtos em suas prateleiras. Em resumo: não pode vender, mas pode comer!

O site Still Tasty se jogou nessa investigação perigosa e deliciosa para descobrir que alimentos podem continuar na sua despensa depois de vencidos. Você vai se surpreender com o tanto de coisa boa que já foi parar no lixo da sua casa, sem a menor necessidade. Vamos repensar o desperdício?

Sem mais artigos