(Da redação) – Idéias não vão faltar para o futuro prefeito de São Paulo tentar resolver, ou amenizar, o problema do trânsito na cidade. Um grupo de construtoras brasileiras criou, a pedido do Sinicesp (Sindicato da Construção Pesada de São Paulo) um banco de projetos de 200 obras viárias para a cidade, que juntas, custariam R$ 15,6 bilhões. A idéia é que os planos sirvam para orientar os candidatos à prefeitura paulista.

Intitulado "São Paulo por um trânsito melhor", o banco sugere a construção de 200 obras, divididas em 54 viadutos, 18 pontes, 44 novas avenidas, 26 alargamentos ou duplicações, 36 passagens subterrâneas e 13 túneis. Do total dos custos, R$ 4,5 bilhões serão destinados a melhorar o transporte coletivo, especialmente para a criação de novos corredores.

Segundo o estudo, nas zonas leste e sul o problema do trânsito é mais crítico e entre as soluções apresentadas pelo estudo estão a implantação de grandes avenidas queabriguem alguns corredores de ônibus.

Veja as 10 obras bases do projeto "São Paulo por um Trânsito Melhor":

1. Duplicação da Avenida Celso Garcia para implantação de um corredor de ônibus de alta capacidade.

2. Criação do acesso norte do Terminal Bandeira, com rebaixamento da ligação do Túnel do Anhangabaú com a Avenida 9 de Julho.

3. Reconstrução de antiga alça na ponte velha da João Dias, para a utilização de uma pista reversível na mesma, com um esquema operacional da CET somente nos horários de pico da tarde.

4. Construção de um viaduto duplo na Avenida Armando A. Pereira e inversão de uma alça para acesso direto da Avenida Pedro Bueno.

5. Construção de nova rampa de acesso do Viaduto Pedroso (sentido Bairro/Centro), reposicionando a atual em cerca de 200 metros.

6. Criação de uma quarta faixa de trânsito nas pistas expressas existentes na Avenida 23 de Maio, próximo ao Tribunal de Contas do Município, além de dois novos viadutos sobre a Avenida J. M. Whitacker.

7. Construção de seis passagens inferiores na Avenida Radial Leste, para torná-la uma via de trânsito rápido, sem semáforos.

8. "Mergulhão" na região do Mercado Central, com a implantação de uma via subterrânea na Avenida do Estado, ao lado do Rio Tamanduateí, ligando o Parque Dom Pedro até à Avenida Cruzeiro do Sul.

9. Criação de uma passagem inferior na "Rótula Central", trecho da Avenida Maria Paula, com início na Avenida São Luis antes da Avenida da Consolação e se estendendo até as proximidades da Praça Clóvis Bevilácqua.

10. Complexo viário no início da Rodovia Raposo Tavares, na região das ruas Sapetuba e Alvarenga, e interligando-a diretamente com a Marginal Pinheiros.

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Construtoras criam obras para malha viária de SP