Ter pelo ou não ter? Eis a questão! Reprodução: Tumblr

Foi-se o tempo e com ele o tabu de que depilação era coisa feita apenas pelas mulheres. Cada vez mais os homens estão preocupados com esse lance estético e higiênico e pensando em todos os benefícios que um corpo sem pelos pode oferecer. Sem contar que os padrões de beleza também mudaram. Ninguém mais quer ser o Sean Connery (um dos ícones peludos dos anos 70) ou fazer o Chewbacca na praia ou na hora H com a gata. O Virgula Lifestyle deu uma descabelada no assunto e montou um dossiê esperto elencando os prós e contras das técnicas de depilação mais usadas. Tudo isso para não restar nenhuma dúvida na sua mente e, talvez, nenhum pelo no seu corpo depois desta matéria. Vamos lá!

Old school: o ator Sean Connery em cena do filme “007 Os Diamantes São Eternos” (1971)

Ter pelo ou não ter? Eis a questão cabeluda

Vamos combinar que depilação é um assunto comum na comunidade gay, tanto que virou até documentário. “Long & Short of Body Hair” mostra depiladores profissionais, fãs incondicionais da depilação completa (precisa escrever que isso inclui a depilação íntima?) e membros da comunidade bear (o gays peludões, chamados de ursos). Todos eles foram entrevistados sobre o assunto que gera longos debates entre os defensores dos “lisinhos”  e aqueles favoráveis a estética “rústica”. Mas saiba que os héteros também fizeram suas conquistas na área.

Segundo o  jornalista de moda e comportamento masculino e colaborador da editoria Macho do VirgulaRicardo Oliveros, os esportistas ajudaram a encabeçar essa mudança de padrões estéticos entre os héteros. “A natação colocou a depilação masculina em evidência. Ela faz a diferença no desempenho atlético deles. O pelo causa atrito com a água e isso interfere diretamente no tempo que eles realizam as provas e também na quebra de recordes”, esclarece Oliveros.

Com todas as transformações sociais e estéticas que rolaram desde os anos 80 até os metrossexuais, os homens começaram a perceber que ficar peludo à la Tony Ramos virou piada, em especial, aqueles que têm pelos nas costas. “Hoje em dia, mesmo os héteros mais tradicionais, se preocupam em aparar os pelos do corpo inteiro com máquina. Uns fazem isso por higiene e, também, para o pênis parecer maior. Mesmo com a evolução dos costumes, tem certas coisas que esse homem ainda não aboliu. A última barreira ainda é retirar os pelos da axila”, afirma o jornalista.

Michael Phelps depilado e bancando o modelo em campanha da Louis Vuitton

Ganhando espaços

Movido pela procura masculina pela depilação, Fernando Souza deixou seu emprego numa clínica estética feminina para abrir um espaço dedicado exclusivamente aos homens. Segundo ele, a ideia surgiu porque os caras são um nicho que as clínicas de depilação normais não conseguiam atender com sucesso.

“Os homens ficam com vergonha de ir no mesmo lugar que as mulheres para se depilarem. É uma coisa íntima. Sem contar que eles também odeiam esperar. Na minha clínica chego a atender até 10 homens por dia, todos com hora marcada”, revela o depilador e sócio do Studio Masculino, em São Paulo (inclusive,  Gabriel Nanbu, nosso intrépido editor de Inacreditável, se aventurou na depilação com cera quente. Veja a matéria aqui)

Segundo Fernando, a depilação com cera quente é a queridinha e as partes do corpo mais populares entre os clientes que querem se ver livres dos pelos são o peitoral, abdomen, costas e a região íntima. “Atendo homens gays e héteros com idades que variam entre 17 e 60 anos. Alguns deles chegam acompanhados pelas esposas que não só presenciam todo o processo como também são incentivadoras dos maridos”, revela.

O psicólogo Luiz Carlos Francisco Junior, 32 anos, é cliente de Fernando há dois e diz que se depila por um questão de higiene e por se sentir melhor sem pelos. “A sensação de limpeza e o cheiro do corpo ficam melhores. Claro, tem a questão estética também. Gosto do meu corpo sem nenhum pelo”, explica Luiz Carlos.

Respira fundo e só observa esse corpitcho depilado do ator Malvino Salvador

 

Se liga nas técnicas de depilação:

 

Lâmina: Talvez o método mais utilizado de todos pela praticidade e que pode ser usado em qualquer parte do corpo.

Lâmina: a primeira faz tchan, a segunda faz tchum…

Prós: Baixo custo em relação aos outros métodos, praticidade e é fácil de comprar.

Contras: O crescimento dos pelos é rápido e eles ficam mais grossos com esse método. Sem contar que eles podem encravar. Se você der mole, dá pra se ferir fácil, fácil. cortes.

Creme depilatório:

Prós: Custo e rendimento intermediário (cerca de 15 a 20 reais). É super prático e não tem risco de cortes e ferimentos.

Contras: Há necessidade de um teste de sensibilidade antes de usá-lo, a fim de evitar reações alérgicas. Mas o pelos nascem rápido e mais grossos que nem quando retirados com lâmina.

Cera: Há a depilação com cera quente e cera fria. Ambas têm os mesmos prós e contras.No entanto, a fria é bem mais dolorosa, porque ela não dilata o poro para o pelo ser extraído.

Prós: Retira os pelos pela raiz, demorando pelo menos cerca de 2 a 4 semanas para voltarem a aparecer. Os pelos tendem a nascer em menor quantidade e mais finos com seu uso a médio/longo prazo.

Contras: Se usada incorretamente poderá causar sérios danos à pele como queimadura (cera quente) e alergias (cera fria). A dor é intensa, principalmente em determinadas regiões do corpo (em compensação ela pode ser momentânea em uma grande área).

Máquina: uma das maneiras mais práticas de todas. Há dois tipo de máquina de pelos: aquela que também é usada para cortar cabelo, que você pode usar para aparar os pelos de todas as regiões; e a máquina que retira o pelo diretamente pela raiz. Essa última segue o mesmo sistema das máquinas depiladoras usadas pelas mulheres.

Prós: Há facilidade no seu manuseio e dá pra utilizá-la a qualquer momento e em qualquer lugar. O aparelho pode durar anos e você vai economizar grana.

Contras: Num primeiro momento, o custo pode  parecer alto. E só! Não tem muito erro não!

Laser: A depilação a laser é uma técnica de remoção progressiva dos pelos feita através da energia luminosa do laser. Ideal para pessoas com crescimento acelerado dos pelos, a depilação definitiva é indicada também para tratar foliculite, manchas, e outros problemas. As sessões devem ser feitas a cada 30 ou 45 dias e as áreas que melhor respondem ao tratamento são virilha, axila, barba e perna.

Prós: Os efeitos são vistos desde as primeiras sessões, pois a cada sessão o paciente pode observar uma área de falha de crescimento dos pelos. Além disso, evita manchas, ressecamento, escurecimento, bolinhas e pelos encravados no local depilado.

Contras: A depilação a laser costuma ser dolorosa. Em alguns casos podem ser utilizadas pomadas anestésicas e jatos de ar frio para aliviar a dor. Outra desvantagem é que a depilação não garante que os pelos não voltem a crescer completamente.

 

Veja os bofes celebs que não têm pelo algum pra contar história

Ah, José Loreto. Nosso verdadeiro exemplo de que bofe depilado deixa os gominhos muito mais aparentes. Arrasou na depilação!
Créditos: Reprodução


int(1)

Depilação masculina veio pra ficar! Montamos um dossiê pra não restar dúvidas nem pelos indesejados sobre a questão

Sair da versão mobile