“Camisa arco-íris” para Bolívia rende até ameaça de morte

Acostumado a trabalhar com novidades e ousar em seus desenhos e projetos gráficos, o designer inglês Angelo Trofa resolveu fazer um modelo especial para a camisa da seleção boliviana de futebol, que este ano disputara a Copa América no Chile. O que não imaginava é que sua ousadia na escolha dos traços e das cores fosse motivo para receber uma corrente de ofensas e até ameaça de morte na internet.

Em entrevista ao site da BBC, o profissional de 26 anos, que dedicou os três últimos anos de sua vida no trabalho com moda, disse que gostaria de homenagear a equipe de futebol do páis sul-americano e não imaginou que a desaprovação do desenho fosse tão grande.

“Eu não esperava que fosse causar uma indignação tão grande”, afirmou o designer. “É apenas o desenho de um uniforme de futebol. Eu aguardava algumas críticas, mas não do jeito que foi”, acrescentou. “Recebi diversas mensagens ofensivas e algumas até me ameaçando de morte, dizendo que eu havia projetado a camisa para os nazistas”, finalizou.

Com a cor branca como base e uma parte quadriculada e totalmente colorida, ao melhor estilo arco-íris, a camisa idealizada por Trofa lembra um pouco o uniforma da Croácia, mas com algumas cores extras, como amarela, roxo, laranja e azul. A inspiração para tanta mistura, segundo o próprio artista, vem da bandeira de Wiphala (foto abaixo), de origem andina, que representa a enorme população indígena da Bolívia.

Famoso por ter sua camisa toda verde e calção branco, o uniforme da Bolívia não sofrerá alterações drásticas, como propôs Trofa, para a Copa América de 2015. A seleção boliviana está no Grupo A da competição, ao lado do anfitrião Chile e dos rivais México e Equador. A estreia da equipe no torneio acontece no dia 12 de junho, às 20h30 (horário de Brasília), contra os mexicanos, em Viña Del Mar.


int(1)

Designer inglês cria ‘uniforme arco-íris’ para seleção boliviana e recebe ameaça de morte

Sair da versão mobile