A executiva do Facebook Sheryl Sandberg, também conhecida por lutar pela igualdade da mulher no mercado de trabalho, recentemente quebrou a internet ao compartilhar esta propaganda de sabão em pó. Veja (com legenda em inglês):

O vídeo mostra mostra um pai observando a correria da filha dentro de casa, fazendo muitas tarefas ao mesmo tempo enquanto o marido dela vê TV. Mexido com a situação, mais tarde o pai envia um bilhete para filha questionando a educação que deu para ela na infância, época em que teria mostrado por meio de brincadeiras que cuidar da casa era uma tarefa exclusivamente feminina.

Só no perfil de Sheryl, o comercial teve mais de 11 milhões de visualizações, fora outros milhares de compartilhamentos e comentários! Sobre a campanha do sabão Ariel veiculada na Índia, a diretora de operações do Facebook escreveu:

Este é um dos vídeos mais poderosos que eu já vi – mostrando como os estereótipos tem ferido todos nós e são passados de geração em geração. Quando meninas e meninos brincam de casinha, eles seguem o modelo de comportamento dos pais. Isso não impacta só a infância, mas molda sonhos em longo prazo. A campanha #SharetheLoad (divida a carga), mostra como pais e maridos podem tomar pequenas atitudes (como lavar a roupa) para criar casas mais igualitárias”.

Quando a propaganda termina, a marca questiona: “Por que lavar roupa é uma tarefa só das mães? Pais, dividam a carga.”

No Brasil, já é possível observar uma pequena mudança de estereótipos de gênero na publicidade dos produtos de limpeza. Algumas marcas já estão sugerindo a divisão de tarefas domésticas em seus comerciais, enquanto muitas outras ainda reforçam aquele padrão que estamos cansados de ver: a mulher é a rainha do lar obcecada por limpeza. Dê só uma olhada nos anúncios que estão sendo veiculados na TV e nas redes sociais, e relembre algumas peças das antigas.

 

As mensagens das propagandas dos produtos de limpeza

A Omo aposta no slogan
A Omo aposta no slogan "Porque se sujar faz bem" desde 2007. O foco principal da propaganda é o desenvolvimento das crianças por meio das brincadeiras, e não a figura da mãe que lava as roupas.
Créditos: Reprodução

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Propagandas de sabão de antigamente e de hoje que (ainda) insistem na versão Amélia