Dia Internacional da Dança: TikTok incentivou, mas é possível ir além

O dia 29 de abril celebra o Dia Internacional da Dança, instituído em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A data marca o nascimento de Jean-Georges Noverre, mestre francês. No Brasil, a data coincide com o aniversário da bailarina Marika Gidali, uma das fundadoras do Ballet Stagium, em São Paulo.

A dança está mais atual do que nunca, pois invadiu o mundo virtual das redes sociais. “Especialmente com a pandemia esse fenômeno ganhou força, pois isolados em casa, criar e recriar coreografias curtinhas ganhou muitos adeptos em todo o mundo”, explica a professora de dança do Colégio Marista Maringá, Sophia Alves Gonçalves.

Quem dança seus males espanta

A dança traz diversos benefícios para o corpo e para a mente. A professora lista vantagens como a melhora da saúde física, condicionamento, capacidade pulmonar e coordenação motora. Além dos atributos físicos, a questão mental também é importante, ressalta. “Dançar, mesmo que dentro de casa, copiando uma coreografia, ajuda a lidar com a vergonha, melhora a autoestima e pode estimular o desenvolvimento cognitivo”.

No entanto, é válido ressaltar que nem só de TikTok vive a dança. Sophia conta casos engraçados de alunos após a pandemia, que perguntaram da onde ela havia copiado a coreografia da aula, por exemplo. “Muitos jovens descobriram a dança por meio do aplicativo, então é preciso mostrar a eles que existe um universo inteiro em torno da dança, com diferentes estilos e modalidades, muito além dos vídeos curtos que viralizam na internet”, explica.

Como recomendação profissional, ela indica que quem se descobriu na dança no TikTok e pratica informalmente pode aprofundar os conhecimentos com orientação de professores. “Conhecer e praticar outras modalidades traz ainda mais benefícios físicos e mentais e pode agregar para outros setores da vida, como maior concentração nos estudos, melhor conhecimento corporal e socialização”.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.


int(1)

Dia Internacional da Dança: TikTok incentivou, mas é possível ir além

Sair da versão mobile