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Crédito: Reprodução

O jornalista Mona Hoobehfekr criou uma série fotográfica intitulada como ‘Iranian Makeup’ para mostrar a relação da mulher iraniana com a maquiagem.

Com marcas de cosméticos globais entrando no mercado, o Irã tornou-se um dos “maiores consumidores de produtos de higiene pessoal no Oriente Médio”.

Hoobehfekr explicou ao site “Lens Culture” que as meninas e as mulheres iranianas têm diferentes razões para usar maquiagem.

Uma delas é que o hijab obrigatório desvia e restringe beleza para o rosto, tornando-se gradualmente uma parte significativa da cultura iraniana. No entanto, ainda há mulheres e jovens que não escondem atrás de uma máscara de maquiagem pesada.

“Uma proporção significativa dos produtos de higiene pessoal é importado para o Irã através de meios ilegais. O uso produtos de higiene pessoal no Irã geralmente começa na idade de 14”, afirma.

As mulheres fotografadas para o projeto tem desde 14 a 30 anos e são de diferentes origens socioeconômicas.

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