Um mapa criado pelo Pew Research Center mostra os países que já impediram mulheres de utilizarem trajes que respeitassem suas religiões.

mapa

São 39 ao redor do mundo, sendo apenas um das Américas: o Canadá. Dá pra fazer uma Copa do Mundo e ainda sobrariam sete. Outra constatação surpreendente é que na Europa, continente com o maior número de países desenvolvidos, 18 nações já obrigaram mulheres a se desfazerem de seus trajes.

A pesquisa abriga todas as esferas de um governo: municipal, estadual e federal, e considera casos que tenham acontecido entre 2012 e 2013.

O assunto ganhou repercussão depois da treta que surgiu na França. O governo de Cannes impediu banhistas de utilizarem o burkini, um traje criado para que muçulmanas possam entrar no mar sem desrespeitar os princípios de suas religiões.

Burkini foi proibido em Cannes; decisão foi anulada

Twitter/Reprodução Burkini foi proibido em Cannes; decisão foi anulada

A decisão foi anulada pelo Conselho de Estado francês nesta sexta-feira (26), que considerou o banimento do burkini “claramente ilegal”, vetando a lei e impedindo que ela se espalhe por outras cidades.

Outro mapa mostra 18 lugares no mundo onde mulheres já foram obrigadas a utilizar trajes religiosos mesmo que elas não seguissem aquela determinada religião. Neste caso, não há nenhum país das Américas e apenas a Rússia da Europa.

mapa 2

 

Sem mais artigos