(Da redação) – Nesta terça-feira, 4, são esperados nas urnas mais de 130 milhões de eleitores norte-americanos – considerado número recorde na história para votação de presidente nos EUA.

Além da escolha entre o republicano John McCain e o democrata Barack Obama, o eleitorado deve decidir, também, cadeiras no Congresso, 11 governadores e dezenas de referendos. O horário das eleições deve variar de estado para estado. Mas os primeiros resultados serão divulgados já na noite desta terça.

McCain e Obama passaram a campanha trocando ataques. Porém, as pesquisas sempre apontaram o eleitorado dividido. Depois da grande crise econômica que atingiu os EUA no último mês, Obama teve a chance de consolidar sua imagem e chega nessa terça como grande favorito.

Processo eleitoral

O resultado das urnas nesta primeira fase ainda não decide o sucessor de George W. Bush. No sistema indireto de votação norte-americano, o voto popular ainda será confirmado pelos delegados eleitorais. A última votação acontece em 20 de dezembro, pelo correio. O candidato que tiver mais de 270 voto entre os delegados, será o grande vencedor.

Leia mais:

Obama e McCain: quem é quem na disputa pela Casa Branca?

McCain e Obama: a escolha entre o passado e o futuro

Vestibular 2009 Centro Universitário Senac. Clique e inscreva-se.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está a um clique daqui!

Sem mais artigos