(Da redação) – O senador Barack Hussein Obama, 47 anos, foi decretado o novo presidente dos EUA na madrugada desta quarta-feira, 5. A projeção foi anunciada pela rede de TV norte-americana CNN.

A pesquisa indica que o democrata Obama teria o voto garantido de 306 delegados. Enquanto McCain teria apenas 155. Mas Obama deve assumir apenas no dia 20 de janeiro. Nos EUA é necessário que um presidenciável tenha, no mínimo, 270 votos de delegados para ocupar a Casa Branca.

Ainda, de acordo com a CNN, Obama conquistou os delegados dos estados mais importantes – Pensilvânia e Ohio, cada um com 21 e 20 delegados, respectivamente. Entre outros locais onde o democrata saiu vitorioso estão Novo México, Nova York, Califórnia, Connecticut e o Distrito de Columbia (onde fica a capital Washington DC).

A derrota

Às 21h15 do horário local (2h15 em Brasília) McCain subiu ao palco armado no gramado do hotel Biltmore, em Phoenix, para anunciar sua derrota. O local, no passado, fora usado para realizar a cerimônia de casamento com sua atual esposa, Cindy.

Mas, na noite desta terça-feira, 4, o senador republicano afirmou que momentos antes havia tido "a honra de ligar para o senador Barack Obama para parabenizá-lo por ter sido eleito o próximo presidente dos Estados Unidos”, informa a BBC.

McCain estava acompanhado também de sua vice, governadora do Alaska, Sarah Palin. Mas ela não discursou. Durante a fala do republicano, quando era mencionado o nome de seu adversário, muitas vaias foram entoadas pelo público. O veterano de guerra ainda afirmou que essa foi uma vitória para os negros, que viveram anos de segregação nos EUA.

Essa eleição nos EUA já é considerada histórica. Em 100 anos, nunca as pessoas haviam se mobilizado tanto para ir às urnas, segundo o site Real Clear Politics. Era esperado cerca de 130 milhões de eleitores neste ano. Porém, esse número chegou a 153 milhões. Quase 66% desse total enfrentou problemas no momento da votação, como filas de até quatro horas de espera e problemas nas urnas.

Vestibular 2009 Centro Universitário Senac. Clique e inscreva-se.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está a um clique daqui!

Sem mais artigos