Se você sempre quis ter um jardim, mas mora numa casa pequena, saiba que a falta de espaço não é problema. Com alguns cuidados e dedicação é possível trazer o verde e um pouquinho da natureza para dentro do seu lar.

Além de água e luz do sol, a criatividade também é um fator muito importante para quem pretende montar um jardim, ter alguns vasos ou até cultivar ervas e pequenos legumes em uma horta.

Na galeria, o site Viva Decora fez uma seleção de projetos de espaços verdes em ambientes menores exclusivamente para o Virgula. Navegue e confira as dicas:

Jardins lindos para espaços pequenos

As paredes devem ser bem aproveitadas na hora de montar o seu jardim pequeno, além do painel vertical, dá para aproveitar estantes e instalar vasos suspensos ou aéreos próprios para serem pendurados em ganchos.
Quando temos pouco espaço disponível, o ideal é aproveitar cada cantinho que conseguimos. Pensando nisso, até a lateral da entrada da casa pode virar jardim. Além da grama que ajuda a proteger o solo, escolha espécies que se dão bem em pequenos espaços e exijam pouca manutenção.
Combinar vários tamanhos de vasos diferentes também deixa o espaço mais bonito. Variar nas espécies com tamanhos e cores diferentes também deixa uma composição linda.
Mora em apartamento e só tem luz do sol na varanda? Ótimo, aproveite a área para colocar plantas onde quiser, aproveite o espaço da parede para pendurar algumas espécies, vasos grandes no chão e pequenos vasinhos na mureta da janela.
Caso não tenha uma porção de espaço para colocar plantas diretamente no chão, a saída pode ser apostar em vários vasos, um para cada espécie.
Para montar uma horta também não precisa ter um espaço muito grande. Com um vaso de tamanho ideal já dá pra montar um bom cultivo com várias espécies de ervas e temperos diferentes.
Para aproveitar a metragem, uma ideia apostar nas paredes. Abuse dos jardins verticais para acomodar vasinhos. É possível comprar o jardim já pronto, ou partir para o ‘faça você mesmo’ e colocar a mão na massa para construir o seu próprio.
Uma boa saída para fazer o piso de áreas externas pequenas é usar o seixo, essas pedrinhas arredondadas. Nas áreas que vão servir de caminho, o deck de madeira pode ser uma boa ideia.
Mesmo com pouco espaço, você pode transformar o seu jardim em uma área de descanso. Poltronas e móveis de fibra natural resistem ao clima do lado de fora.
Essa ideia é para acabar de vez com as desculpas! Use caixotes de madeira para acomodar suas plantas, A vantagem é que eles se tornam móveis e você leva pra onde quiser. O que é ótimo para tomar sol durante o dia do lado de fora e pra enfeitar a casa durante a noite.

Falta de espaço não é desculpa! Veja 10 jardins pequenos para copiar em casa

Sem mais artigos