A maioria dos ensaios de moda são voltados para os “padrões de beleza”  vigentes, com todas as características que estamos tão acostumados a chamar de “belas”. Por outro lado, quando vemos pessoas portadoras de Síndrome de Down em fotos, normalmente elas tendem a ser retratadas como vítimas. Para quebrar esse rótulo, a fotógrafa alemã Linda Dajana Krüger resolveu fazer uma série, batizada de Real Prettiness, que mostra essas pessoas da maneira que elas queriam ser retratadas: quase como num ensaio de moda.

O projeto é meio colaborativo, pois, ao mesmo tempo em que Linda foi até uma agência de empregos para pessoas com deficiência dizer que gostaria de mostrar essas pessoas com uma abordagem diferente e bacana, os modelos ditaram exatamente coo gostariam de ser vistos, com toda a maquiagem, roupas de estilistas famosos e tudo o mais que tinham direito.

A fotógrafa conta que eles sempre quiseram ser modelos e que a experiência foi como um sonho realizado: “Eles estavam tão orgulhosos e contavam a todo mundo do lugar onde trabalhavam e em casa, sobre a sessão de fotos”. Depois que as fotos ficaram prontas,  ela afirma, muitos dos modelos nem ao menos se reconheceram: “As mulheres gostaram tanto da maquiagem que não queriam tirá-la depois que a sessão acabou”.

Série fotográfica mostra pessoas com Síndrome de Down em ensaio de moda


Créditos: Reprodução/Linda Dajana Krüger


int(1)

Fotógrafa alemã retrata portadores de Síndrome de Down como modelos de editorial fashion