Gatos entendem princípios de causa e efeito

Divulgação Gatos entendem princípios de causa e efeito

Estudante de psicologia da Universidade de Kyoto, no Japão, Saho Takagi descobriu que os gatos são mais inteligentes do que se pensava. De acordo com o estudo que envolveu 30 animais, os felinos domésticos têm capacidade cognitiva que demonstram que os animais são capazes de compreender princípios de causa e efeito.

A maior parte dos animais utilizados na pesquisa de Takagi vivem em cafés de gatos. Comuns no Japão, estes estabelecimentos permitem que clientes que gostam de gatos, mas não têm espaço ou condição de ter um bicho em casa, possam conviver com eles.

Na pesquisa, o estudante e seus colegas usaram caixas com objetos que faziam barulho e depois deixavam os gatos ver o que existia lá dentro. Se o animal esperava encontrar uma bola dentro da caixa, ele esperaria por mais tempo, mesmo que ela estivesse, de fato, vazia.

Os psicólogos chamam isso de resposta de “violação de expectativa”. Se eles esperavam uma bola e foram surpreendidos por não encontrar um , ou vice- versa , ele sugere que os gatos têm certas expectativas sobre a realidade física do mundo.

O estudo foi publicado no periódico Animal Cognition e destacado no podcast da Scientific American 60-Second Science.

Sem mais artigos