(Da Redação) – O Produto Interno Bruto (PIB), acumulado no último ano diminuiu. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O ministro da Fazenda Guido Mantega, em entrevista coletiva, anunciou que a diminuição não preocupa o governo. Para Mantega, a diminuição no ritmo do crescimento é bom para que o crescimento se dê de forma equilibrada.

Para o ministro, o governo não pretende derrubar o crescimento econômico, mas sim promover um ajuste que cause desequilíbrio entre oferta e procura. “É apenas uma ligeira desaceleração. É jogar um pouco de água na fervura”, disse.

Segundo o IBGE, o PIB fechou o primeiro trimestre com aumento de 5,8% em comparação ao mesmo período de 2007. No final do ano passado, esse crescimento havia sido de 6,2% em relação ao último trimestre de 2006. O Instituto também indica que a diminuição ocorreu, ao mesmo tempo, no consumo familiar. O indicador registrou alta de 6,6% no primeiro trimestre, na comparação com os três primeiros meses de 2007. No quarto trimestre do ano passado, esse aumento havia sido de 8,6%, também na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Mantega afirmou que aumento do superávit primário e a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito da pessoa física neste ano e a retenção de uma parcela dos depósitos pelo Banco Central.

Qual é o
seu ritmo? Seja qual for, venha curti-lo de uma forma diferente!

Sem mais artigos