(EFE) – Quase dois milhões de pessoas do sul da Louisiana abandonaram suas casas diante da iminente chegada ao estado de "Gustav", precedido por chuvas torrenciais e fortes ventos que já varrem uma ampla faixa do litoral.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) manteve o "alerta de furacão" para uma área que abrange Nova Orleans e que se estende de High Island (Texas) até a divisa entre Alabama e Mississipi.

A Polícia da Louisiana informou que 95% dos dois milhões de habitantes das regiões litorâneas do sul do estado haviam sido evacuadas. Em Nova Orleans, restavam apenas 10 mil dos 240 mil habitantes esta manhã, enquanto unidades da Guarda Nacional da Louisiana e da Polícia patrulhavam as ruas desertas para impedirem saques.

Em entrevista coletiva, o governador Bobby Jindal afirmou que as obras realizadas pelo Corpo de Engenheiros do Exército para o reparo e o aumento dos diques no sul da Louisiana, após a catástrofe de 2005 provocada pelo "Katrina", não deram os resultados desejados.

O NHC prevê que "Gustav" reduza sua velocidade de translação antes de chegar à costa e aumente a velocidade dos ventos para mais de 200 km/h, embora deva chegar à região como furacão de categoria três na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai de um a cinco).

Louisiana é a terceira área dos EUA com mais impactos de furacões desde 1851, quando os fenômenos começaram a ser contabilizados. Cinqüenta e dois ciclones atingiram sua costa neste período.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está há um clique daqui!

Sem mais artigos