(EFE) – O furacão "Gustav" se movimenta hoje rapidamente no Golfo do México a 26 km/h como um ciclone de categoria três na escala Saffir-Simpson (que vai até cinco) e aumentará para quatro em direção à Louisiana, onde chegará na segunda-feira.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos, com sede em Miami, afirmou hoje em seu boletim das 9h de Brasília que "Gustav" – qualificado de tempestade do século por autoridades dos EUA – é um furacão "extremamente perigoso" e que, ao longo do dia, voltará a ganhar força e passará à categoria quatro.

Depois de deixar Cuba na noite do sábado, "Gustav" foi progressivamente reduzindo a velocidade de seus ventos, de um máximo de 240 km/h até 195 km/h.

Os habitantes de Nova Orleans e dos municípios limítrofes devem completar hoje, antes do meio-dia, a ordem de evacuação obrigatória que atinge diretamente mais de meio milhão de pessoas.

A vigilância do impacto de "Gustav" afeta uma grande área do litoral, do leste de High Island, no Texas, até a fronteira entre Alabama e Flórida, incluindo a cidade de Nova Orleans e Lake Pontchartrain, na Louisiana.

Os meteorologistas consideram que "Gustav" ganhará força ao longo do dia de hoje e, já como um furacão de categoria quatro ou cinco, chegará à costa da Louisiana com um enorme poder de destruição.

"Gustav" causou até agora pelo menos 86 mortes no Haiti, na República Dominicana e na Jamaica, mas não foram registradas vítimas fatais em sua passagem pela parte oeste de Cuba.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está há um clique daqui!

Sem mais artigos