Um casal jovem com dois filhos tinha uma regra para mudar a cara do apartamento da família em Osasco, região metropolitana de São Paulo: colorir o espaço. Para isso, a designer de interiores Adriana Fontana encheu o local, de apenas 55m², de detalhes modernos. E, para conseguir colocar tudo no ambiente, usou várias técnicas para ampliar e aproveitar cada cantinho.

“Pensamos num projeto moderno e ao mesmo tempo clean. A modernidade e o movimento foram traduzidos através das cores. Para isso, usamos linhas retas no mobiliário. As cores apareceram nos detalhes e em algumas superfícies, como tapete e estante, e deixamos os maiores volumes com cores neutras, como o sofá, por exemplo”, explica a profissional.

Na sala, de 14,5m², todas as cores partiram do tapete, a principal peça do ambiente que norteou toda a escolha dos outros detalhes. Os tons que aparecerem nele foram espalhados pela cortina, almofadas e estante montando uma combinação menos óbvia e bem variada e alegre.

Esta forma de colorir espaços pequenos é muito bem-vinda, já que manter as paredes claras e os móveis grandes neutros ajuda a dar a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é.

Outra ótima ideia para decorar apartamentos pequenos e aproveitar melhor as cores é acertar na iluminação. O projeto apostou em lâmpadas expostas na sala de jantar, quartos (cabeceira da cama) e cozinha (composição próxima aos armários).

“Esse tipo de lâmpada amarelada de fraca potência não ilumina tanto, mas ela traz o aspecto agradável da decoração. Vale ressaltar que possuem também uma característica mais moderna”, explica Adriana Fontana.

Dividir ambientes com estante vazada é também uma alternativa aos espaços menores. Neste caso, uma estrutura foi colocada entre a sala e a cozinha. Além de separar a circulação, serve também como ponto de cor e, claro, opção para organizar objetos, como os livros.

Confira o projeto completo nas fotos da galeria abaixo:

Soluções para colorir apartamento pequeno

Um casal e dois filhos queria um apartamento moderno e colorido. A solução foi aproveitar o espaço reduzido com espelhos, prateleiras e iluminação estratégica. Além disso, a explosão de cores tomou conta dos detalhes, enquanto a base continuo clean.
Créditos: Raul Fonseca / Divulgação

int(1)

Iluminação estratégica e cores deixam apartamento pequeno mais moderno

Sair da versão mobile