Foto por Melyna Valle / Unsplash

Até o dia 27 de abril, professores da rede pública de São Paulo poderão se inscrever para um curso gratuito de audiovisual promovido pelo Minuto Escola. Com 45 horas de duração e 100% online, o curso é coordenado pelo cineasta Marcelo Masagão e pela educadora Moira Toledo.

O conteúdo tem como objetivo promover o uso da linguagem audiovisual por meio de formação de professores e consequentemente, estimular o uso do recurso como uma ferramenta adicional para o processo pedagógico, uma alternativa à linguagem oral. São 10 mil vagas direcionadas para São Paulo e mais oito estados: TO, ES, RS, MT, MG, RJ, RN e CE.

O curso é reconhecido pelas Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação dos estados participantes, promovendo benefícios na carreira dos professores. Em São Paulo, a certificação para evolução funcional acontece junto à EFAPE – Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo. Uma LIVE organizada por Masagão no dia 26 de abril promete uma aula aberta com os principais insights do curso e tradução simultânea em Libras.

O projeto possui grande potencial de escala uma vez que continua dentro da comunidade em uma construção de conhecimento entre professores e alunos. Isso porque aqueles que fazem o curso se tornam leitores de imagens a partir do momento que expandem a sua capacidade de abstração.

O educador se torna um mediador do conhecimento e curador pedagógico. “A ideia não é formar cineastas e sim pessoas preparadas para entender a lógica das imagens por meio da leitura do tempo e do espaço, agregando recursos do audiovisual como instrumento em sala de aula. O professor procura nosso curso para, através da linguagem do audiovisual, aprimorar as formas de transmitir o conteúdo de sua disciplina. É uma atividade muito bem quista no ambiente escolar, reorganizando o mapa afetivo dentro da sala de aula”, diz Marcelo Masagão, coordenador do Minuto Escola.

Desde que iniciou as atividades em 2017, o Minuto Escola já formou cerca de 2.600 professores. Em 2022, o curso oferecerá 10 mil vagas. O Minuto Escola 2022 tem patrocínio da Bayer e NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A), através de recursos da Lei Rouanet.

Inscrições para curso de audiovisual voltado para professores da rede pública terminam em abril

Sem mais artigos
Sair da versão mobile