(Por Sarah Corrêa e Gabriela Rassy) O segundo turno pra prefeito está aí! Rola neste domingo próximo (26/10). Se você vota em São Paulo e ainda não decidiu em quem votar, se é no Gilberto Kassab (DEM) ou na Marta Suplicy (PT), o Virgula te dá uma forcinha.

Demos uma geral nas propostas dos dois candidatos para os temas mais importantes.

TRÂNSITO

Marta Suplicy

Como o problema mais comentado da cidade ainda é o transporte, Marta é firme quando diz “pedágio urbano nem pensar”. A candidata acredita que o pedágio urbano não é proposta de quem quer melhorar o trânsito. Para ela, é necessário adotar um conjunto de medidas, como reequipar a CET e implantar semáforos inteligentes. “Contratação de mais marronzinhos para fiscalizar o viário, de forma a assegurar o fluxo dos veículos e agir rapidamente nos pontos críticos”, disse Marta em entrevista ao Virgula.

“É necessário, fundamentalmente, construir mais linhas de metrô e corredores de ônibus. Nossa meta é implantar mais 65 km de metrô e também 279 km de novos corredores de ônibus. Com isso, São Paulo terá uma rede de transporte público mais eficiente, uma alternativa de fato para os que usam os carros nos deslocamentos pela cidade”, disse.

Gilberto Kassab

Maior investimento no transporte público; desencorajar o cidadão a usar o carro particular diariamente. Construção de bons corredores de ônibus, ampliação da malha do metrô e retirada dos caminhões da cidade. Em relação a esse último ponto, o ex-prefeito implantou o rodízio de caminhões neste ano.

Ainda pretende, em parceria com o governo do Estado, investir na construção do trecho leste do Rodoanel, para que os caminhões que passam pela capital paulista, com destino a outras cidades, circulem pela nova via. É contra o pedágio urbano.

EDUCAÇÃO

Gilberto Kassab

Pretende dar um reajuste salarial de 17% aos professores da rede municipal. Na gestão anterior, o aumento foi de 25%. Deve investir na construção de 217 escolas, para abrigar os alunos remanejados do antigo "turno da fome" (das 11h às 15h).

Marta Suplicy

Marta pretende aprimorar os CEUs, complementando-os com outros programas similares. No site da candidata estão as novas propostas da Rede-CEU: “criar a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação; e criar o Programa Pró-Criança, valendo-se das creches particulares para sanar o déficit de vagas públicas, nos moldes do Pró-Uni.”

A candidata diz também que sua gestão valorizou muito a carreira do professor, com oportunidades de diploma para quem não tinha, entre outras iniciativas. Ela propõe manter o professor em uma só escola, com a intenção de aumentar os salários da categoria.

CULTURA

Marta Suplicy

A campanha da petista apoia o direito do cidadão à cultura, lazer e esporte. Marta pretende rever a lei municipal de incentivo à cultura. “Reformular o Fundo Municipal de Cultura; e ampliar o apoio às criações culturais dos bairros de periferia” são as propostas que estão no site da candidata.

Em Esporte e Lazer, a idéia é incentivar o preparo de atletas e investir em talentos para os jogos olímpicos de 2016. Além disso, fala-se em retomar os projetos Mais Esporte, Ruas de Lazer e Recreio nas Férias e criar as academias de bairro.

Gilberto Kassab

Reformar os teatros de bairros e construir mais três. Elevar os investimentos nesta área para 2%. Hoje eles representam 1,5% (e chegam a 25,3 bilhões de reais). É a favor da meia-entrada.

Considera o grafite como arte e foi contra a atitude da prefeitura de “limpar” alguns trechos da cidade, como no caso do Elevado Costa e Silva (Minhocão), onde foi removido um trabalho dos grafiteiros conhecidos como Gêmeos.

JUVENTUDE

Gilberto Kassab

Kassab se orgulha dos investimentos em cursos gratuitos de capacitação. Foram cursos nas áreas de Marketing Pessoal e Empregabilidade, Comunicação e Expressão Verbal, Redação Empresarial, manicure artística, corte e costura, rotinas administrativas, telemarketing, garçom/barman, serviços de hotelaria, recepcionista, panificação, entre outros.

Segundo o site oficial do candidato, foram investidos mais de R$ 11 milhões na implantação desses projetos. Se ocupar o cargo de prefeito novamente, pretende seguir nesta linha.

Marta Suplicy

O destaque para essa parte da população é o Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), para ajudar o jovem na busca pelo primeiro emprego. “Vamos buscar formas de reduzir tributos para desonerar empresas ou setores empregadores que funcionem como porta de entrada da juventude no mercado de trabalho e, também, um projeto de incubadora de base tecnológica para apoiar as empresas nascentes geridas por jovens empreendedores”, explica.

Sobre a Coordenaria da Juventude da Prefeitura, Marta pretende incentivar a participação do jovem nas políticas públicas para que tenham voz ativa na área. “O estímulo à participação é essencial para criar no jovem o gosto pela política e pelo interesse na resolução dos problemas da cidade. A juventude faz a cidade pulsar e temos que dar condições para que circulem pela cidade e aproveitem o que ela oferece de cultura e lazer.”

SEGURANÇA

Marta Suplicy

A candidata disse ao Vírgula que pretende recuperar a política de segurança comunitária, com a Guarda Civil. Além disso, acredita que a segurança depende de propostas para sanar a desigualdade social. Portanto, pretende ampliar a inclusão dos mais pobres, apoiar a nova classe média paulistana e consolidar as classes médias. Recriar a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e implantar novas bases comunitárias de segurança são as propostas para a segurança da cidade.

Gilberto Kassab

Seu site oficial relata as realizações da gestão passada. Entre outras coisas, investiu na Guarda Civil Metropolitana (GCM), que tem hoje 555 viaturas, 84% mais que na administração anterior. Contratou 1.209 novos guardas e autorizou a contratação de mais 2 mil guardas para reforçar a proteção das escolas e parques.

SAÚDE

Gilberto Kassab

Na sua atual gestão, Kassab destinou 20% do orçamento da cidade à Saúde. Construiu 115 AMAs e dois hospitais. Pretende dar seguimento à essa política.

Marta Suplicy

Marta une a questão aos problemas ambientais da cidade. “Uma cidade sã propicia a existência de pessoas saudáveis”, relata seu site.

Marta pretende implantar uma rede de policlínicas para agilizar exames e consultas de algumas das áreas de maior demanda pela população; construir os hospitais de Brasilândia, Jaçanã-Tremembé e Parelheiros; e ampliar o programa de Saúde da Família para consolidar as práticas de prevenção.

MEIO AMBIENTE

Marta Suplicy

No programa de governo de Marta, saúde e meio ambiente caminham juntos. Segundo seu site de campanha, uma cidade sã propicia a existência de pessoas saudáveis. Para recuperar o meio, a petista pretende investir na reciclagem de material da construção civil e na ampliação da coleta seletiva. “Vamos investir nisso e também na ampliação das áreas verdes de São Paulo.”

A candidata ainda pretende investir em metrô e ônibus para tirar da rua milhares de veículos particulares que, segundo ela, são responsáveis pela poluição atmosférica. Na entrevista concedida por e-mail ao Virgula é citada a continuidade do Programa de Inspeção Veicular e a integração das bicicletas com os meios coletivos de transporte.

Gilberto Kassab

Kassab afirma ter construído 27 parques nesta gestão. Para a próxima, estão programados mais 60. Segundo o candidato, também foram 500 mil árvores plantadas.

No quesito da poluição do ar, será estendido para todos os automóveis o programa de Inspeção Veicular. Também quer continuar com o projeto de reaproveitamento dos gases poluentes, como os emitidos pelos aterros de São João e Bandeirantes, que antes eram responsáveis por 70% da poluição do ar. Agora suas emissões são revertidas em energia que daria para abastecer uma cidade de 700 mil habitantes.

Sem mais artigos