O Virgula deu uma geral na programação da 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e separou algumas dicas. Para conferir os horários e salas de exibição, consulte o site oficial da Mostra. Para saber onde e como comprar seus ingressos, clique aqui.

32ª (Irlanda) – Marian Quinn
Filme irlandês que retrata a tumultuada passagem da infância para a adolescência de uma menina de 13 anos. Ela é obcecada pelos próprios seios e vive incomodada com o fato de todas as amigas já terem namorado, mas ela não.

A Guitarra (The Guitar, EUA) – Amy Redford

Depois de perder o emprego e o namorado e ser diagnosticada com uma doença terminal, jovem decide gastar os dois meses que lhe restam aprendendo finalmente a tocar guitarra.

A Duquesa (The Duchess, Itália) – Saul Dibb

A vida de Georgiana, duquesa de Devonshire no século XVIII. Ela era uma espécie de celebridade da época, com direito a escândalos políticos e românticos.

A Festa da Menina Morta (Brasil) – Mateus Nachtergaele

Uma população ribeirinha do rio Amazonas comemora todos os anos a Festa da Menina Morta, em referência à entrega dos trapos de uma jovem desaparecida.

Acne (Acné, Uruguai/Argentina/México/Espanha/EUA) – Federico Veiroj

Rafael tem 13 anos e não é mais virgem, mas mesmo assim nunca beijou uma garota. Às voltas com uma família desajustada e problemas de pele, ele tenta resolver a situação.

Berlin Calling (Alemanha) – Hannes Stoehr
Drama que se passa na cena eletrônica underground de Berlin, com todo o sexo, drogas, DJs e música a que se tem direito. Vários clubes conhecidos serviram de cenário.

Better Things (Inglaterra) – Duane Hopkins
Drama mostrando o cotidiano de uma cidadezinha do interior da Inglaterra, mostrando como seus habitantes encaram o amor, a vida e, principalmente, o uso de drogas.

O Casamento de Rachel (Rachel Getting Married, EUA) – Jonathan Demme
Novo de Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes, Philadelphia) que tem Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) como protagonista. Aqui ela faz uma ex-viciada em drogas tentando sair do buraco.

Coyote (Coyote, EUA) – Brian Petersen

Depois da deportação de um amigo mexicano, dois jovens norte-americanos decidem ganhar a vida ajudando a levar imigrantes ilegais para o Arizona.

Che (EUA) – Steven Soderbergh

Em duas partes, a história de Che Guevara – interpretado por Benicio Del Toro – desde sua participação na revolução cubana até sua morte, em 1967.

Cinzas do Passado Redux (Dongxie Xidu, China) – Wong Kar Wai

Produzido em 1992, o filme é inspirado no romance “The Eagle-Shooting Heroes”, sobre artes marciais. Esta é a versão aprovada pelo diretor, diferente de várias que circularam ao longo dos anos.

CSNY/Déjà Vu (EUA) – Neil Young

Documentário que mostra a turnê “Freedom of Speech”, de Crosby, Stills, Nash and Young, com o sentimento anti-guerra dominando a relação da banda com o público.

Contratempo (Brasil) – Malu Mader/Mini Kerti

Documentário sobre o projeto Villa-lobinhos, que ensina música clássica a jovens carentes no Rio de Janeiro.

Enigma de Macaco (Monkey Puzzle, EUA) – Mark Forstmann
Aventura de cinco jovens que decidem explorar as Montanhas Azuis na Austrália em busca da árvore que é considerada a mais rara do mundo. O que é para ser curtição acaba virando um grande teste para a amizade e caráter de todos.

Eu Sou Porque Nós Somos (I Am Because We Are, EUA) – Madonna/Nathan Rissman
Documentário co-dirigido por Madonna sobre o Malauí, país da África de onde vem seu filho adotivo. A intenção do filme é denunciar a péssima situação social da pobre nação.

Moscou, Bélgica (Aanrijding in Moscou, Bélgica) – Christophe van Rompaey

Comédia cujo ponto de partida é o encontro acidental de um casal no bairro de Moscou, em Gante, na Bélgica, depois que ambos são trocados por seus respectivos pares.

Queime Depois de Ler (Burn After Reading, EUA) – Joel Coen, Ethan Coen
Nova película dos celebrados irmãos Coen é uma volta ao seu lado humorístico. É um thriller de espionagem onde tudo dá errado e tem Brad Pitt, George Clooney e John Malkovich no elenco.

Rebobine, Por Favor (Be Kind, Rewind, EUA) – Michel Gondry

Última empreitada do originalíssimo Gondry (“Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”). Dois homens tem que refilmar todos os filmes de uma locadora, que um deles destrui sem querer. No elenco, o rapper Mos Def, Jack Black e Danny Glover.

Rinha (Brasil) – Marcelo Galvão
Expõe o perverso mundo de playboys poderosos que promovem festas secretas, regadas a álcool e drogas, onde apostam fortunas em lutadores que se enfrentam numa piscina por mixarias. Baseado em fatos reais.

Rock-Monoloque (Rússia) – Vladimir Kozlov

Filme russo sobre a trajetória de um roqueiro famoso na União Soviética nas décadas de 70 e 80.

Rocknrolla (A Grande Roubada, Inglaterra) – Guy Richie
Maridão de Madonna ataca outra vez com um mix de comédia e filme de gângster, tipo seu famoso “Snatch”. No elenco, Tom Wilkinson, Ludacris e Gerard Butler. A trilha sonora é ótima. Leia mais aqui.

O Roqueiro (The Rocker, EUA) – Peter Cattaneo

Aos 41 anos, vinte depois de ter sido chutado de sua banda de ‘hair metal’, Robert "Fish" Fishman (Rainn Wilson, o Dwight Schrute, de “The Office”) deixou seus sonhos de rockstar para trás. Até que decide tentar de novo.

O Poderoso Chefão (The Godfather, EUA) – Francis Ford Coppola

Considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos, será exibido em versão restaurada.

Patti Smith – Sonho de Vida (Patti Smith: Dream of Life, EUA) – Steven Sebring

Documentário sobre a poeta, cantora, pintora e música Patti Smith, musa do underground novaiorquino nos anos 70.

Sinédoque, Nova Iorque (Synedoche, New York, EUA) – Charlie Kaufman

Estréia na direção do cultuado roteirista de “Quero Ser Malkovich” e “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças”, segue uma narrativa circular, onde uma historia brota dentro da outra.

Sob controle (Surveillance, EUA) – Jennifer Lynch

A filha de David Lynch dirige esse terror, no qual dois agentes do FBI chegam a uma cidade pequena dos EUA para investigar uma chacina, ocorrida poucas horas antes.

Titãs – A Vida Até Parece uma Festa (Brasil)– Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves

Documentário com registros feitos por um dos integrantes da banda desde 1984, mostrando viagens, turnês e bastidores, inclusive com momentos pessoais.

Terra Vermelha (Brasil/Itália) -, Marco Bechis
Baseado na trágica história dos índios Kayowaá, que tiveram suas terras invadidas por grandes fazendeiros. Índios de verdade integram o elenco, que também tem Mateus Nachtergaele. O filme foi dos mais elogiados no Festival de Veneza.

Tony Manero (Chile) – Pablo Larrain
Passado nos anos mais sombrios da ditadura de Pinochet no Chile, é a história de um homem que é fã de John Travolta em “Embalos de Sábado à Noite” e leva uma vida cheia de dificuldades e paranóias.

Tulpan (Cazaquistão) – Sergey Dvortsevoy

Em uma região quase deserta, o jovem Asa tenta conquistar Tulpan, pois precisa se casar para realizar seu sonho se tornar pastor de ovelhas. Mas a moça não parece muito animada com a idéia.

Última Parada 174 (Brasil) – Bruno Barreto

Candidato brasileiro a uma vaga no Oscar. Leia sobre o filme aqui.

Vicky Cristina Barcelona (EUA) – Woody Allen
Primeiro filme do famoso diretor rodado na Espanha. Duas amigas em férias se apaixonam por um pintor, que vive uma relação tumultuada com sua ex-mulher. Tem a famosa cena “caliente” (que não é tudo isso) entre Scarlett Johansson e Penelope Cruz.

Waltz With Bashir (Israel) – Ari Folman
Mistura de animação, histórias em quadrinhos e rock’n’roll que conta a história verdadeira de um ex-soldado com profundos traumas do tempo que lutou na Guerra Civil do Líbano, no início dos anos 80.

Vestibular 2009 Centro Universitário Senac. Clique e inscreva-se.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está há um clique daqui!

Sem mais artigos