Imagine a cena: você está sentada no metrô ou no ônibus e, de repente, se vê completamente sem espaço porque um homem, sentado ao seu lado, abriu as pernas. Isso é algo muito comum para quem precisa utilizar o transporte público no dia-a-dia e por isso, o Coletivo Feminista de Istambul (IFK) decidiu criar a campanha “Feche suas pernas“.

A campanha é uma resposta a dezenas de mulheres que postaram na redes sociais fotos de homens com as pernas bem abertas em ônibus, metrôs e trens com as hashtags #bacaklarinitopla (“feche suas pernas”) e #yerimisgaletme (“não ocupe meu espaço”).

“Essa situação é apenas homens ignorando mulheres e acreditando que o espaço público é deles. Tentar ter a maior parte do espaço é completamente relativo ao desejo de poder”, disse uma ativista turca do IFK ao site Bianet.

Segundo informações do jornal Hurriyet, as hashtags entraram nos trending tops do Twitter assim que a campanha foi lançada.

É fato que o abuso do espaço público não é um problema que acontece apenas na Turquia, mas sim no mundo inteiro. Uma prova disso é que mulheres de diferentes países decidiram aderir à campanha na rede social e até criaram o Tumblr “Homens ocupando muito espaço no trem“.

 

Sem mais artigos