Fofos, amáveis, bonitinhos, leais e quase gente como a gente: tem cachorrinho que é tão, tão amado por seus donos que até vira membro oficial da família, não é verdade? E nós, humanos, tentamos retribuir o carinho desses bichinhos de quatro patas de um jeito que é bem normal pra gente, mas completamente assustador pra eles. Más notícias: seu cachorro realmente odeia ser abraçado, infelizmente. Ele tem motivos para se sentir assim, tão chateado, beleza?

A conclusão é de um estudo publicado por Stanley Coren no Psychology Today, que avaliou 250 fotografias de cachorros sendo abraçados por seus donos. Em 82% dos casos, os animais demonstravam sinais de crescente estresse e desconforto com a demonstração de carinho. No geral, eles ficam com as orelhas encolhidas, cabeças viradas em direção oposta ao abraço e olhos esbugalhados, como se estivessem em alerta.

Orelhas para baixo, branco dos olhos à mostra e cabeça virada para o outro lado: sinais de estresse canino

Na verdade, o incômodo só existe porque o abraço é uma forma de restringir o movimento e liberdade desses animais. Cachorros gostam de correr, pular, brincar e ficar por conta própria, às vezes, ainda que na companhia dos donos. O gatilho do estresse, portanto, é o fato de que esse tipo de contato os imobiliza, colocando-os em “risco” em uma situação de perigo. Imagine você com os braços presos para trás, ainda que sem sentir dor. Desconfortável demais se sentir exposto desse jeito, né?

Dar lambidas também é um sinal de estresse, não de prazer, de acordo com o estudo

Crianças têm essa necessidade de apertar e abraçar os bichos de estimação o tempo todo, o que pode resultar em uma mordida acidental, por exemplo. Por isso, evite abraços e “esmagamentos” em geral. Seu cachorrinho com certeza vai ficar muito mais feliz e aliviado se você puder expressar esse amor com uma palavra carinhosa, um afago na barriga ou mesmo um petisco especial.

Cachorros arrasando em suas festas de aniversário

Donos não tem limites na criatividade para agradar seus pets no dia do aniversário!
Donos não tem limites na criatividade para agradar seus pets no dia do aniversário!
Créditos: Reprodução

int(1)

Não adianta insistir: estudo prova que seu cachorro odeia abraços