Dia Nacional do Café é comemorado nesta segunda, 24 de maio

É difícil se ver alguém que não gosta de um bom cafezinho, não é mesmo? Mas diga a verdade, você sabia que em 24 de maio, vulgo hoje, é comemorado o Dia Nacional do Café?

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás penas da água. E para os bons apreciadores, trazemos agora cinco curiosidades sobre o fruto.

Quem compartilha o conhecimento é Ensei Neto, autor do livro Receitinhas para você – Café (SESI-SP Editora), e especialista há 30 anos sobre o mundo do café.

ADOÇAR OU NÃO ADOÇAR?

Um bom café é resultado da colheita de frutas maduras, portanto, ele deve ser naturalmente adocicado. Se há certeza sobre a boa qualidade do café, tente adoçar cada vez menos. O açúcar e os adoçantes, em geral, modificam o sabor original de qualquer bebida, inclusive do café. Entretanto, se a preferência é pelos cafés tradicionais e extrafortes, o açúcar minimiza o amargo medicinal.

TORRADO EM GRÃOS OU MOÍDO?

O ideal é moer os grãos no momento em que o café é preparado. Uma vez moído, as partículas se oxidam mais facilmente, tornando o café menos saboroso, se tiver a torra muito intensa ou escura. Caso você não tenha um moedor em casa, compre o seu café predileto em menor quantidade.

CAFÉ SE BEBE APENAS QUENTE?

Um bom café fica melhor quando esfria. Na verdade, percebe-se melhor os sabores quando uma bebida ou comida fica morna, próximo à temperatura do corpo. E nada de garrafa térmica! É melhor que o café esfrie lentamente em um jarro, pois, se estiver quente em uma garrafa térmica, a bebida se oxida mais rapidamente, tornando-se menos saborosa.

COMO CONSERVAR O CAFÉ?

A melhor maneira de conservar o café, principalmente se ele for torrado e moído, é em local fresco e seco, sempre com a embalagem bem fechada. Fácil e prático.

EXPLORE O DESCONHECIDO!

Vale a pena experimentar café de diferentes origens ou produtores. Assim com o vinho, a produção do café é muito influenciada pelo clima, fazendo com que a bebida seja diferente a cada safra. Aproveite este dia para apreciar um bom café!

Cafézinhos ao redor do mundo

México - o café de olla é tipicamente feito com canela e rapadura, e é servido em xícaras de argila

int(1)

No Dia do Café, saiba 5 curiosidades sobre a 2ª bebida mais aprecidada no mundo

Sair da versão mobile