Há algo de estranho com essas pilastras...

Reprodução Há algo de estranho com essas pilastras…

Parece que a sua capacidade de identificar figuras vai ficando menos potente com a passagem dos anos – e isso não quer dizer que você precise utilizar óculos.

Um novo estudo está investigado a inibição, um fenômeno que é parte de um processo neurológico que acontece em nosso cérebro quando ele está envelhecendo. Inibição é a habilidade de permanecer focado em um tópico e não se deixar levar por uma distração qualquer.

Evidências do experimento feito pela Universidade de Arizona, nos Estados Unidos, indicam que quando olhamos diretamente para um objeto, nosso cérebro, de maneira involuntária, sugere alternativas de foco. Elas competem por nossa atenção através da inibição.

A eficiência desse processo tende a cair com nosso envelhecimento. Ou seja, quanto mais velhos somos, menos capacidade nós temos de identificar objetos ocultos que enxergaríamos em outros tempos.

Para comprovar a tese, pesquisadores utilizaram figuras enigmáticas em preto e branco e apresentaram para pessoas de diversas idades. O teste atestou o estudo feito e, de fato, pessoas mais jovens tiveram melhores resultados do que os mais velhos.

Por isso, o jornal Independent transformou o teste em um rápido quiz de percepção, e nós realmente acreditamos ser possível saber sua idade aproximada com os resultados dele. Será? Tire sua prova:

Sem mais artigos