Uma pesquisa revelou que o mundo está mais triste, nervoso e com medo do que nunca antes. Estas três emoções foram as mais citadas no estudo anual Global State of Emotions que ouviu mais de 151 mil pessoas em 140 países diferentes no ano passado.

Segundo a CNN, o levantamento, feito desde 2006 pela Gallup, concluiu que 40% das pessoas sentem muita preocupação, 30% estão estressadas e experimentam dor física constante, 25% se sentem triste e 22% com raiva. O país mais negativo do mundo é Chade, na África Central. Seguido por Nigéria, Serra Leoa, Iraque e Irã.

Por outro lado, a América Latina é o continente com mais países positivos, sendo o Paraguai o primeiro da lista considerado o mais feliz e positivo local do mundo. A pesquisa chegou também a conclusão de que 70% das pessoas experimentam diariamente algum tipo de alegria e sorriem pelo menos uma vez ao dia e 87% disseram se sentirem respeitadas.

Depois do Paraguai, os países mais positivos são Panamá, Guatemala, México, El Salvador, Honduras, Equador, Costa Rica e Colômbia. Apenas a Indonésia, na Ásia, aparece no top 10 dos países positivos e não pertence à Am. Latina. “As pessoas na América Latina podem não ter as melhores vidas, mas elas sorriem e experimentam alegria como poucos lugares no mundo”, disse Jon Clifton, um dos redatores do estudo.

A pesquisa chegou a estas conclusões fazendo uma série de perguntas. Entre elas, se a pessoa se sente descansada, respeitada, se sorriu no dia anterior, se aprendeu algo novo, se sentiu feliz por algum momento nas horas recentes. Questiona também se teve os sentimentos feridos, dor física, se sentiu preocupação, tristeza, estresse e raiva.

Sem mais artigos