Evento acontece no dia 24 de junho

O Rolê 22 surge com objetivo de valorizar os fazeres e saberes locais, com inspiração nas inovações artísticas propostas na semana de arte moderna em 1922, que completa o centenário neste ano. Depois de reunir artistas e ativistas de origem indígena e de origem africana, o Rolê 22 agora festeja o São João, no dia 24 de junho, sexta-feira, às 19h, na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo. O público poderá acompanhar presencialmente, com lugares limitados.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

A ideia desses encontros é fazer uma roda de escuta, para refletir como o legado da Semana da Arte Moderna de 1922 afeta populações que não são incluídas nas discussões – caso dos indígenas e dos afro-brasileiros.

Participam do evento do dia 24 de junho: Preta Ferreira (multiartista, comunicadora inata e de formação), Julie Dorrico (poeta, escritora, palestrante, pesquisadora de literatura indígena, pertencente ao povo Mucuxi), Marcelo Tupinambá Leandro (doutorando, coordenador de programação do museu Casa Mário de Andrade, produtor musical), Lumumba Afroindígena (artista plástico autodidata).

Haverá intervenção musical do grupo Samba de Dandara (grupo ligado ao empoderamento e exaltação às mulheres sambistas). E a mediação será realizada por Jaíra Potï (artivista e gestora cultural, responde pela Direção Executiva do CPBrazil) e Maíra da Rosa (educadora, cantora, vocalista da banda Samba de Dandara). Thainá Silva (surda oralizada, youtuber, intérprete de músicas em Libras e empreendedora de Marketing Digital) será a apresentadora do evento.

Além da prosa, haverá neste terceiro evento a participação de duas artistas convidadas. Vanda Witoto – ativista Indígena, profissional da saúde, de Manaus/AM – (estará representada pelas roupas que os convidados estarão vestindo, numa espécie de desfile de moda. E Moara Tupinambá – artista visual e ativista das causas indígenas do povo tupinambá, de Mairi (Belém do Pará) – revelará duas obras inéditas suas, que deveriam ter sido expostas durante o Baile da Vogue deste ano e foram canceladas na última hora, sem explicações.

 

O Rolê 22 festeja São João na Ocupação 9 de Julho

Sem mais artigos
Sair da versão mobile